Inácio Arruda quer alunos expulsos de volta às universidades 

Estudantes de instituições federais que tenham abandonado as aulas, sido jubilados ou expulsos por terem participado de atividades políticas poderão ser readmitidos em outras unidades da rede. A proposta é do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que procura oferecer aos alunos uma oportunidade de “reconciliação com a universidade e de reviver o sonho de concluir estudos superiores”.

“No momento em que nossa sociedade vive a realidade estabelecida pelo sistema de cotas nas universidades, oferecendo um resgate de toda uma comunidade excluída, por diversos fatores, dar oportunidade de realizar sua formação superior, enxergamos a oportunidade de também resgatar a conclusão da formação para aqueles que foram jubilados, expulsos ou abandonaram as instituições por motivação política”, afirmou Inácio Arruda.

E acrescenta: “o intuito do projeto nada mais é do que promover o reencontro da universidade com esses alunos, expurgados dos quadros das instituições por motivos os mais diversos, mas sempre injustos”.

Pelo texto do projeto de lei apresentado pelo senador em 18 de outubro, em um prazo de três anos, as instituições federais seriam obrigadas a matricular os alunos da rede federal que manifestem interesse de retomar os estudos e não tenham concluído, no período, curso equivalente ao qual foram excluídos.

Três exigências devem ser cumpridas cumulativamente para se obter o benefício: ter ingressado na instituição de ensino por meio de exame seletivo regular; solicitar a reintegração no prazo de três anos, contados da transformação do projeto em lei; não ter concluído outro curso de nível equivalente neste período.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado