Carlin Moura: Eleições em Contagem são uma vitória da esquerda

O candidato à Prefeitura de Contagem pelo PC do B, Carlin Moura, votou na manhã deste domingo (28), na Escola Municipal Confrade Antônio Pedro de Castro, no bairro Amazonas, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O candidanto comunista disse estar com uma boa expectativa e falou que irá governar a favor do município. "Nos vamos manter tudo que foi feito na cidade de Contagem, e fazer o que ainda não foi feito. Acho que, sem dúvida nenhuma, os resultados das eleições de Contagem são uma vitória, sim, da esquerda, e, especialmente, uma vitória de toda a cidade de Contagem. Da união a favor de Contagem", disse ele.

Pesquisa realizada pelo Instituto DataTempo/CP2, entre os dias 16 e 18 de outubro, em Contagem, mostra que Carlin Moura lidera a disputa pela Prefeitura com 58,6% das intenções de voto. Em segundo lugar na corrida eleitoral está o deputado Durval Ângelo (PT), com 23,1% – uma diferença de 35,5 pontos percentuais.

Considerando apenas os votos válidos – sem contar brancos, nulos e indecisos –, o comunista tem 71,7% das intenções contra 28,3% do petista.

Carlin leva ainda a vantagem de ser menos rejeitado do que o rival. Afirmam que não votariam nele 21,8%. Outros 49,0% não escolheriam Durval. A votação em Contagem já está bem consolidada. Dos que revelam votar no candidato do PCdoB, 86,2% dizem que a decisão é definitiva. Entre os que dizem votar no do PT, 86,6% garantem que não mudariam o voto.

Primeiro turno

O primeiro turno da eleição terminou com o candidato do PC do B em primeiro lugar. Carlin Moura teve 118.748, que corresponde a 37,88% dos votos válidos. Durval Ângelo, do PT, foi o segundo colocado. O petista teve 98.241 votos (31,33%).

De acordo com o Tribuna Superior Eleitoral, Contagem tem 432.894 eleitores. A população da cidade é de 603.442.

Informações do G1