Furacão Sandy deixa rastro de destruição no Caribe e afeta Cuba

O furacão Sandy passou pelo Caribe nesta quinta-feira (25) com ventos de 165 km/h, deixando 11 mortos em Cuba, nove no Haiti e um na Jamaica, além de destruir ou danificar milhares de casas, inundar plantações, derrubar árvores e postes e bloquear estradas. A tormenta seguiu para as Bahamas e Estados Unidos.

Cuba - Thony Belizaire/AFP

No Haiti, nove pessoas morreram e outras três estão desaparecidas após a passagem do furacão, segundo o boletim divulgado pelo ministro do Interior, Léon Ronsard Saint-Cyr, deixando 10 mil desabrigados, várias regiões inundadas, estradas bloqueadas e muitas casas destruídas.

Em Cuba, iniciaram-se os trabalhos de recuperação das áreas afetadas. As autoridades locais e o Conselho de Defesa Nacional avaliam as perdas em setores como moradia, alimentação, comunicações e elétrico.

A orientação da Defesa Civil é de dar atenção especial às medidas sanitárias e de saneamento ambiental, a segurança nas estradas interrompidas, rios cheios e reservatórios que estão cheios para evitar acidentes.

O presidente cubano, Raúl Castro, declarou, em nota, que tem total segurança na recuperação das áreas afetas. “Saberemos trabalhar para recuperar dos danos causados" manifestou seu interesse de visitar a região afetada.

Com agências