Encontro debate redução das desigualdades da Região Norte

A partir desta segunda-feira (29), a região Norte do país será foco dos debates em busca da diminuição dos índices de desigualdades regionais. Tem início em Belém, a 1ª Conferência Macrorregional de Desenvolvimento Regional, promovida pelo Ministério da Integração Nacional em parceria com Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada (Ipea). Os diálogos seguem até a próxima quarta-feira (31).

As propostas a serem elaboradas pelos representantes da sociedade civil e do poder público dos sete estados do Norte brasileiro (PA, AC, AP, AM, RO, RR e TO) vão contribuir com a reformulação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional que, a cargo da Integração Nacional, será enviada ao Congresso Nacional até abril de 2013.

Estes encontros acontecem depois das etapas estaduais das conferências que reuniu mais de 10 mil pessoas nas 27 capitais do país entre os meses de julho e setembro.

Os trabalhos das edições macrorregionais acontecem com base em quatro eixos temáticos: “Governança, Participação Social e Diálogo Federativo”; “Financiamento do Desenvolvimento Regional”; “Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade”; e “Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável”.

Após a etapa região Norte será a vez do Nordeste e do Centro-Oeste que realizam os encontros de seis a oito de novembro, e de 12 a 14/11, respectivamente. As edições do Sudeste e do Sul do país foram promovidas entre os dias 22 a 26/10, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.

Da Redação em Brasília