Operação do Metrô com problemas

Na manhã desta quarta-feira o serviço metroviário do Distrito Federal apresentou falhas e os trens precisaram operar em velocidade reduzida até o início da tarde, o que aumentou o tempo de viagem dos usuários.

Segundo a administração do Metrô-DF, a queda de sinal na central de controle, em Águas Claras, foi responsável pelo problema.

O Metrô-DF informou que o problema foi sanado às 10h45, mas até o início da tarde os trens ainda andavam lentamente. A companhia informou que um relatório com detalhes sobre o motivo da falha desta quarta será feito assim que se encerrar o processo de apuração.

Greve

Na noite da última terça-feira, o Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal (Sindmetro-DF) realizou assembleia e decidiu iniciar greve a partir da próxima segunda-feira .

"Estão faltando funcionários em operação, bilheteria e manutenção, uma vez que a terceirização desses serviços foi considerada ilegal", explicou, por telefone, o secretário de administração do Sindmetro, Anderson Ferreira.

Outra reinvindicação da categoria é que o “caso do Facebook” seja arquivado. Antes da sabotagem do sistema, em março deste ano, alguns funcionários teriam feito comentários na rede social divulgando que os crimes aconteceriam. A administração do Metrô-DF solicitou investigação policial para saber se esses registros teriam relação com a interferência, mas o caso acabou fechado. Recentemente, porém, a questão foi reaberta, segundo o sindicato.

A companhia afirmou que ainda se reunirá com o Secretário de Administração Pública do DF, Wilmar Lacerda, para debater a questão e, portanto, ainda não se pronunciará sobre a possível paralisação. Uma nova assembleia do Sindmetro está marcada para este domingo – ainda não se sabe se haverá participação dos empresários – e deve confirmar ou não a greve.