Datafolha e Ibope confirmam vantagem de Haddad em São Paulo

Pesquisas Datafolha e Ibope divulgadas nesta quarta-feira (24) confirmam a vantagem do candidato à Prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT) na disputa do segundo turno com José Serra (PSDB). O Datafolha mostra Haddad com 49% das intenções de voto, e Serra com 34%. Segundo o Ibope, o candidato da coligação Para Mudar e Renovar São Paulo (PT, PCdoB, PSB e PP) tem 49%, contra 36% do representante do tucanato.

Ambos os levantamentos apontam uma vantagem para Haddad superior a 10 pontos percentuais, o que evidencia que os paulistanos querem um projeto alternativo à política excludente oferecida pelas já ultrapassadas gestões Serra/Kassab.

Os institutos mediram também o desempenho dos candidatos entre os votos válidos – que é a forma como a Justiça Eleitoral divulga o resultado – e no caso da pesquisa exclui votos brancos, nulos e eleitores indecisos.

Nesta simulação, Haddad aparece com 60%, e Serra, com 40% no Datafolha. No Ibope, o petista tem 57%, e o tucano 43%, dos votos válidos. A margem de erro do Datafolha é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Para o levantamento do Ibope, a margem é de três pontos.

A pesquisa Datafolha também mostra que Serra ainda é o mais rejeitado na disputa, com 42% das menções. Haddad aparece com 25%.

O Datafolha entrevistou 2.100 eleitores em São Paulo, entre a última terça-feira (23) e esta quarta-feira (24). A pesquisa foi registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) com o número SP-01910/2012.

O Ibope ouviu 1.204 eleitores entre a segunda-feira (22) e esta quarta-feira (24). A pesquisa recebeu o número SP-01912/2012 no registro do TRE-SP.

Debate SBT/UOL

Os candidatos e suas campanhas comentaram o resultado das pesquisas Datafolha e Ibope ainda durante o debate SBT/UOL, realizado na noite desta quarta-feira (24).

Ao final do encontro, José Serra enfatizou a importância de buscar o eleitor que ainda não decidiu seu voto. Já Haddad, que lidera as intenções de votos, evitou o clima de "já-ganhou".

"Respeito todos os institutos, temos uma pesquisa interna também e penso que fizemos um bom trabalho até aqui. Vamos trabalhar até domingo."

A participação de Haddad no debate SBT/UOL mostrou mais uma vez os motivos que o levaram à liderança da disputa pela capital paulista. A quatro dias da votação do segundo turno, o candidato das forças progressistas da capital falou sobre seu programa de governo e descontruiu a desinformação alimentada por seu oponente.

Haddad indagou Serra sobre sua entrevista à CBN. "Você vai monitorar jovens propensos ao crime? Você vai fazer isso em escola particular? É para rico e para pobre?" Houve ainda muitas perguntas que Serra deixou sem resposta. Confundiu-se e falou do bilhete Amigão, um benefício já existente. A fala virou motivo de piada.

Da Redação,
com informações UOL