Venezuela e Irã realizam programa conjunto educativo

A ministra da Educação Universitária, Marlene Yadira Cordova, reuniu-se com o Embaixador da República Islâmica do Irã, na Venezuela, Hollatollah Soltani, para dar seguimento ao Programa de Intercâmbio no ensino superior, anunciou a instituição nesta quarta (24).

A reunião, realizada na sede do Ministério, em Caracas, teve foco no desenvolvimento desse programa assinado pelos dois governos em 2007.

Esse acordo visa promover o intercâmbio de estudantes, professores e pesquisadores, bem como informações sobre os sistemas educativos dos dois países.

Um dos aspectos práticos do programa se evidencia no curso de formação no idioma Farsi, ministrado pelo cenhtro de idiomas Rosa Luxemburgo, da Universidade Bolivariana da Venezuela.

Este curso começou em março passado com uma matrícula de 40 alunos, incluindo 34 funcionários governamentais de vários ministérios venezuelanos.

Conforme relatado, atualmente se ensina o segundo semestre nesta língua, com resultados satisfatórios.

O chefe da missão diplomática iraniana na Venezuela esteve acompanhado pelo ministro conselheiro Abbas Meharliyan.

Pelo Ministério de Educação Universitária, também participou o diretor do Escritório de Cooperação Internacional, Deiby Colmenares.

Fonte: Prensa Latina