Lula: "O povo deste País não merece político mentiroso"

As ruas de Salvador ficaram mais coloridas nesta quarta-feira (24), com as bandeiras do 13 e os carros plotados com a estrela vermelha e a foice e o martelo. Apoiadores de Nelson Pelegrino (PT) e Olívia Santana (PCdoB) fizeram a  carreata, a última antes do segundo turno das eleições do domingo (28). Os carros saíram da Calçada, na Cidade Baixa, até Paripe, no Subúrbio, onde o ex-presidente Lula falou à população. Os jingles da coligação Todos juntos por Salvador deram tom à atividade.

O Partido Comunista do Brasil compareceu em peso, engrossando o caldo dos que querem ver Salvador recuperada, com um governo que se preocupe com os que mais precisam. Motociclistas e pedestres, ambulantes e moradores dos bairros por onde a carreata passou fizeram manifestações de apoio. A cada canto, uma demonstração de que esta é a vez de as forças progressistas e populares ficarem à frente da Prefeitura.

Já em Paripe, no clube onde a militância se concentrou para ouvir Lula, ele disse que, mais uma vez, fez questão de vir a Salvador para ajudar Pelegrino e Olívia a ganharem as eleições. “Acho que todos nós temos o compromisso histórico com a cidade. Andando pelas ruas, a gente percebe que a maioria do povo acena para eles e estampa um sorriso no rosto. Mas, uma parte está zangada, por achar que falhamos. Mas, não podemos ver essas pessoas como inimigas, temos que conquistá-las, para no dia 28 se transformar em votos.”

Lula completou ainda, afirmando que este diálogo tem de ser feito olho no olho, para que as pessoas possam perceber a verdade. “O povo deste País não merece político mentiroso”. E seguiu o raciocínio: “Tem um candidato aí, que plantou uma mentira concreta, de que foi o seu avô quem criou o Bolsa Família. Só se for outro. Porque o Bolsa Família que atende aos interesses da população pobre foram vocês que me ajudaram a criar”.

Finalizando, o ex-presidente, o mais popular da história do país, alertou que ainda faltam quatro dias para o pleito e que eleição só está ganha depois do resultado. Portanto, é preciso pedir voto. “Eles estão incomodados porque o PT governou melhor do que eles. O atual prefeito é um fracasso. Mas, quando a gente vê as coisas erradas, não pode votar no pior. Tem que votar no melhor, que é Nelson Pelegrino.”

E concluiu: “Não acredito que tem alguém que ame mais o brasileiro do que eu e é em nome dessa relação que eu peço o voto em Nelson. É um presente”, disse Lula, referindo-se ao seu aniversário de 67 anos, que transcorre no sábado (27). Este ano também completa 10 anos que foi eleito presidente pela primeira vez. Imediatamente, todos começaram a cantar parabéns, seguindo o governador Jaques Wagner. O maior símbolo do PT no país deixou o palco sob o coro “Lula, guerreiro do povo brasileiro”.

Olívia Santana, vice do candidato Pelegrino, abriu a fala afirmando que, com este exército (que foi visto da Calçada até Paripe), a chapa só pode sair vitoriosa. Segundo ela, Lula foi ao Subúrbio porque ama os pequenos, os excluídos. “Ele disse a Nelson: você vai ter que governar para todos, mas especialmente para os mais pobres. É para isso que estamos conversando com todas as comunidades de Salvador. Eles, que sempre usaram o poder para arrecadar fortuna, agora dizem que amam o povo. Por que, então, nunca governaram para o povão?”.

Para a vereadora, esta é a hora de definir em que lado cada um está e que é preciso ficar do lado de quem trabalha. “Eles não querem que negros, mulheres, pobres e índios tenham vez. Mas, não há porque vacilar”. E finalizou: “não é qualquer poder que me representa. Estou do lado da luta de quem quer dias melhores. Eu me vejo em vocês, e juntos vamos dar a vitória a Pelegrino. Até domingo, ninguém dorme. Todo mundo trabalhando por cada voto”.

O candidato a prefeito Nelson Pelegrino encerrou o comício e fez questão de destacar a festa que foi feita ao longo da carreata, que cruzou a avenida Suburbana. “O povo veio às ruas saudar o eterno presidente. O que a gente viu aqui é uma coisa muito linda. Agradeço os votos no primeiro turno e tenho certeza de que vamos ganhar no segundo aqui também”.

Para Pelegrino, esta eleição é fundamental para Salvador e é preciso perceber que estão em jogo dois projetos distintos: um que quer mudar Salvador e o outro que é a continuidade do que está aí. “Lembrem o que foi o governo deles com Imbassahy e é com João Henrique. Foram eles que deixaram a cidade nesta situação. A capital sem saúde, sem emprego e sem educação.”

Para fechar, ele conclamou a população. “Vocês é que vão fazer a diferença. Têm de ir às ruas e conversar com cada companheiro e é isso que eu quero pedir. Precisamos convencer os indecisos, mas também aqueles que ainda estão do lado de lá. Para isso, temos muitos argumentos. Temos a melhor militância, as melhores propostas, os melhores candidatos.”

De Salvador,
Maiana Brito