Criadas medidas para acabar com "apagões" de energia no DF

O Ministério de Minas e Energia (MME) deve divulgar nesta quarta-feira as primeiras medidas para melhorar a qualidade do sistema elétrico que abastece o Distrito Federal.

O ministro interino Márcio Zimmermann discutiu ações para reforçar a segurança do sistema da região com a Companhia Energética de Brasília (CEB), Furnas, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A expectativa era de que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgasse nesta terça-feira um relatório de análise de perturbação sobre a queda de luz que atingiu o DF na última sexta-feira (19), mas o documento só deve ser divulgado em cerca de 15 dias. O MME, no entanto, vai se antecipar a esse documento e já nesta quarta-feira deve anunciar as primeiras ações.

Na sexta-feira, Brasília sofreu a segunda queda de energia em menos de um mês, por falhas em linhas de transmissão. Diferentemente das quedas de energia ocorridas no dia 3 de outubro em outras partes do País, devido a um problema na subestação de Itaipu (PR), e no dia 22 de setembro em uma subestação em Imperatriz (MA), avaliadas como eventos isolados, os problemas no Distrito Federal foram considerados "sistêmicos" por Zimmermann.