Caiu mortalidade feminina

A mortalidade feminina no Distrito Federal caiu 17% em dez anos, segundo levantamento do Ministério da Saúde.

A pesquisa comparou o ano 2000, quando houve 5,19 mortes a cada grupo de mil mulheres no DF, com 2010, quando foram registrados 4,13 óbitos por mil mulheres. Foi a sexta maior redução de no país, atrás apenas de Pernambuco (19,8%), Roraima (19,7%), Sergipe (19,1%), Santa Catarina e Acre (ambos com 17,6%) e São Paulo (17,3%).

Apesar da queda na mortalidade feminina no DF seguir uma tendência nacional, o percentual de redução foi maior do que a média do restante do país. Em todo o Brasil, a queda no número de mortes foi de 12%. Na região Centro-Oeste, a redução foi de 9,6%.

De acordo com o estudo, doenças cardiovasculares, como o AVC ou o infarto, são as grandes vilãs da mortalidade feminina, tendo sido responsáveis por 34,2% das mortes de mulheres no período. Em segundo lugar aparece o câncer, que causou 18,3% dos óbitos. Dentre eles, o câncer de mama tem o maior índice (2,8%), seguido pelo câncer de pulmão (1,8%) e o câncer do colo do útero (1,1%).

Na divisão por faixa etária, chamou a atenção a constatação de que, entre as mulheres de dez a 29 anos, a principal causa de morte são acidentes ou agressões.

No caso de crianças como menos de dez anos, problemas na gravidez da mãe e doenças no primeiro mês de vida são os maiores fatores de risco.

A partir dos 30 anos, as doenças do aparelho circulatório e o câncer se confirmaram como as causas mais frequentes de mortalidade.