Câmara homenageia Grabois e Amazonas em seus centenários 

João Amazonas e Maurício Grabois serão homenageados em sessão solene na Câmara no próximo dia 9 em comemoração ao centenário de nascimento dos dois dirigentes do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A sessão solene, também faz parte das celebrações dos 90 anos de fundação do PCdoB. Após a sessão, serão lançadas as biografias dos dois líderes comunistas.

Câmara homenageia Grabois e Amazonas em seus centenários - Arte: Antonio Rubens

Maurício Grabois foi líder da bancada comunista na Assembleia Constituinte de 1946, da qual participaram João Amazonas e mais 14 comunistas, todos cassados em janeiro de 1948.

Leia também: 
Maurício Grabois, o centenário de um herói do povo brasileiro
Jandira Feghali propõe anular a cassação dos comunistas em 1948

A direção do PCdoB destaca no convite enviado a todas as lideranças políticas, sociais e culturais do mundo democrático e progressista do país e em todos os estados, que “cultivar a memória de lutas de João Amazonas e Maurício Grabois é a reiteração de compromisso com o Brasil, os brasileiros e o socialismo” (…)  “é modo também de elevar bem alto o esforço pela construção de um forte PCdoB, temperado na luta, firme nos princípios e sólidos nos seus fundamentos militantes”.

O texto diz ainda que “a homenagem presta tanto tributo à memória desses elevados combatentes, quanto educa a consciência dos que mantêm elevada a consciência por transformações avançadas em nosso país, no rumo socialista”.

Da Redação em Brasília