Secretaria da Mulher do PCdoB parabeniza candidatas

A Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB parabeniza a participação das mulheres comunistas nesta eleição. Para a representação das mulheres comunistas, é preciso avançar e ampliar os espaços de poder na política para estabelecer a igualdade de fato entre homens e mulheres. Leia carta publicada pela secretaria.

São Paulo, outubro de 2012

Prezada camarada

A Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB saúda todas as militantes e dirigentes do Partido que concorreram às eleições deste ano. Passados 80 anos da conquista do voto feminino no Brasil, a subrepresentação das mulheres (cerca de apenas 10% do total dos parlamentares brasileiros) nos espaços institucionais ainda é uma realidade e um grave entrave à plenitude de nossa jovem democracia.

Ter mais mulheres ocupando espaços públicos de poder e decisão, encampando bandeiras de luta avançadas, aglutinadas em torno do campo progressista, é condição sine qua non para o salto civilizatório necessário em nosso país. E o empoderamento feminino passa, necessariamente, pela coragem das mulheres que se lançam ao desafio de concorrer aos cargos públicos e ocupar os mais elevados postos no município, no estado ou da nação.

Parabéns, companheira! Você faz jus à tradição das mulheres comunistas que, em 90 anos, nunca fugiram à luta! Sua candidatura, independentemente do resultado eleitoral, é uma vitória política, que dá sentido à luta travada pelas mulheres brasileiras há mais de oito décadas por igualdade política e de direitos, na lei e na vida!

Liège Rocha
Secretária Nacional da Mulher
Partido Comunista do Brasil