Biblioteca e Cofre Público da Candangolândia estão funcionando

Uma cerimônia, na manhã desta quarta-feira, marcou a reinauguração da Biblioteca da Candangolândia e a entrega da reforma do primeiro Cofre Público de Brasília.

A estrutura, que guardava os envelopes com o pagamento dos operários que construíram a nova capital, estava abandonada há mais de 20 anos. “Transformamos esse local em ponto de visitação turística, onde as pessoas poderão conhecer um pouco da história de Brasília”, destacou o administrador regional da Candangolândia, João Hermeto de Oliveira Neto.

O cofre ficará aberto para visitação, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h e, aos sábados, de 7h as 12h. Até dezembro, ele abrigará a exposição Brasília de Madeira, com registros do início da construção da capital e das primeiras estruturas físicas erguidas.

Tombado pelo Patrimônio Histórico de Brasília, o cofre foi inaugurado em 1957. Nele eram guardados documentos de grande relevância e o pagamento de servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap).

Segundo o caixa bancário Alfeu Leite, 79 anos, os operários recebiam o salário no pavilhão vizinho ao cofre. “Nós passávamos a noite toda separando e colocando o pagamento deles em envelopes. Eu chegava a sair daqui às 4h da madrugada e 7h horas da manhã estava de pé”, disse.

Um dos primeiros alfaiates da nova capital, Omar de Moraes, conta como era o clima no dia do pagamento. “Era uma bagunça, todos os peões ficavam agoniados e tínhamos que organizar uma fila para que todos recebessem logo”.

Biblioteca

A reforma da Biblioteca da Candangolândia é resultado de parceria entre a administração local e uma empresa de venda de combustíveis, responsável pelo projeto Bibliotecas Casas do Saber, que em cinco anos já reformou e equipou 106 bibliotecas. A nova biblioteca conta com acervo de mais de 14 mil livros e poderá abrigar, nos três turnos, 300 pessoas por dia. A Biblioteca da Candangolândia ficará aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 12h.