Sem categoria

Renato: Lutamos por um projeto; no 2º turno não será diferente

“A campanha do 2º turno é uma campanha de decisão rápida. Então, projeto e militância são fundamentais para a obtenção de bons resultados”, declarou Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, em mais uma edição do programa “Palavra do Presidente”, ao falar da disputa do 2º turno e dos resultados colhidos no 1º turno pelo Partido.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

“A mídia sempre trabalhou para que essas eleições municipais fossem eleições em que os partidos da base da presidenta Dilma sofressem um retrocesso. E exatamente o que aconteceu foi o contrário. Não foi por acaso que esta questão do chamado ‘mensalão’ foi colada, de forma exaustiva, pela mídia, mas mesmo assim não surtiu o efeito que as forças conservadoras esperavam.”

Ouça também:

Renato Rabelo avalia avanço do PCdoB e derrota da direita
Bigardi: É a maior votação da história de um candidato a prefeito

Carlin: 2º turno debaterá desenvolvimento econômico e social

“O resultado foi outro, os partidos da base da presidenta Dilma, e é bom frisar, os partidos de esquerda – com destaque para PCdoB, PT, PSB, PDT –, tiveram um significativo crescimento nestas eleições. Por outro lado os partidos da oposição, tais como o DEM e PSDB, eles tiveram um retrocesso.”

“Nestas eleições, o DEM teve uma derrota muito significativa, com a perda de 200 prefeituras. O PSDB também perdeu posições importantes, e mesmo em Minas Gerais, que é a base da liderança que eles esperam construir em 2014, com Aécio Neves, ele não atingiu seus objetivos. Um exemplo dessa derrota da direita é que, em São Paulo, temos uma grande possibilidade de elegemos mais um candidato da base da presidenta e derrotar o candidato tucano José Serra”.

Trincheiras no 2º turno

Sobre o 2º turno, o dirigente do PCdoB afirmou que os partidos da base da presidenta, bem coimo o PCdoB, tem grande chances de garantir ainda mais vitórias. “Esse 2º turno irá confirmar o avanço das forças progressistas nestas eleições. E no caso do PCdoB, nunca disputamos 2º turno nessa quantidade de cidades, um exemplo é que em 2008 nós só disputamos o 2º turno em São Luis do Maranhão”.

O presidente do PCdoB destacou a presença do Partido com candidaturas a prefeito ou a vice em capitais e cidades importantes. “Fomos para o segundo turno em uma importante capital, Manaus, e ainda três cidades importantes: Contagem (MG), polo industrial de Minas Gerais; Belford Roxo (RJ) e Jundiaí (SP). Além disso, estamos disputando como vice em quatro capitais: São Paulo; Salvador; Belém; e em Rio Branco”.

“Ou seja, no 1º turno avançamos com a conquista de 51 prefeituras – 10 a mais que em 2008 – e mais de 900 vereadores eleitos. No 2º turno esses dados ainda podem aumentar e estamos bem otimistas com o rumo da campanha nesta etapa”, pontuou Renato.

Projeto e Militância

Renato Rabelo voltou a pontuar a importância dos projetos apresentados e o papel da militância durante a disputa. “O PCdoB é um Partido de projeto e de militância. E no caso militância, estamos falando de companheiros e companheiras que não fogem da luta, que têm ciência do projeto do Partido e sabem por que lutam, esse é diferencial do nosso Partido. Temos uma militância que possui rumo, sabe o defende, entende o projeto do Partido e está preparada para enfrentar os desafios. É por isso que avançamos e ampliamos nosso espaço de ação”, reafirmou Renato.

Ouça a íntegra do programa na Rádio Vermelho: