Carnaval de Salvador volta a ser discutido em Fórum

Após um mês da realização do 8º Congresso do Carnaval, a maior festa popular de rua do mundo volta a ser tema de discussão. Nesta quarta-feira (17/10), representantes do poder público, sociedade civil e entidades carnavalescas estão reunidos no II Fórum do carnaval de Salvador, que ocorre na antiga Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O objetivo é discutir assuntos que impliquem no fortalecimento da festa, desde a infraestrutura até as transmissões televisivas. Ainda na pauta, a revitalização do Circuito Osmar (Campo Grande – Centro) e inclusão sociocultural. Segundo Pedro Costa, presidente do Conselho Municipal do Carnaval (ComCar), diversas ações estão sendo realizadas nesta sentido, como a tentativa de colocar atrações fortes para saírem sem cordas, levar artistas de renome ao palco da Praça Castro Alves.

De acordo com ele, há ainda a pretensão de transformar a Praça da Piedade em um local de alimentação e concentração, durante o período do Carnaval. Outro fato que pode atrair mais foliões para o circuito da Avenida é a disponibilização dos estacionamentos dos shoppings Lapa e Piedade. Para isso, o presidente da Saltur (Empresa Salvador Turismo), Jonga Cunha, o investimento dos patrocinadores será maior.

Na opinião dele e de empresários do setor, uma das formas de valorizar o circuito Osmar é investindo na parte cultural. Em contrapartida, o superintendente da Sucom (Superintendência de Controle do Uso do Solo do Município), Cláudio Silva, disse que este é o que mais oferece perigo ao folião, com relação à infraestrutura.

De Salvador,
Maiana Brito