Sem categoria

Bigardi defende obras viárias e novo plano diretor para Jundiaí

Em entrevista para a TV Tem, na terça, 16, o candidato a prefeito de Jundiaí pelo PCdoB, Pedro Bigardi, detalhou propostas nas áreas de zoneamento, transporte coletivo, produção agrícola e segurança pública, entre outros temas.

birgardi 2º turno em jundiaí

Especialista em planejamento de cidades, Bigardi afirmou que, se eleito prefeito, Jundiaí terá um novo plano diretor e fará investimentos em transporte coletivo e obras para desafogar o trânsito.

“A cidade precisa de um zoneamento novo para crescer de forma equilibrada e de obras viárias que possam ser concluídas rapidamente”, disse.

Ele afirmou que pretende implantar o Bilhete Único para que a população pague uma única passagem. “E nos finais de semana será criada a tarifa social para que as pessoas visitem parques, circulem pela cidade pagando uma tarifa menor”, completou.

O candidato vai recuperar as linhas de ônibus inter bairros para evitar que as pessoas fiquem muito tempo entre um terminal e outro. “Há um tempo de transbordo muito alto. As pessoas demoram quase uma hora de um bairro para o outro. Então a ideia é fazer esse sistema direto de um bairro a outro”,

Preservação Ambiental

Controlar a expansão imobiliária na Serra do Japi e modernizar a produção agrícola do município também foram propostas mencionadas por Bigardi durante a entrevista.
“O mercado imobiliário pode crescer sem atingir a serra. As medidas que tomaremos são ampliar a reserva biológica e revisar a legislação do entorno da serra. A serra precisa ser preservada para o equilíbrio da região”, explicou Bigardi que é professor de planejamento ambiental.

Segundo ele, a questão da zona rural também é ambiental. Ele disse que é preciso modernizar a agricultura de Jundiaí recorrendo a recursos do governo federal e investir no sistema de cooperativas assim como também fazer parcerias com o governo estadual.

“É preciso uma atuação do poder público no circuito das frutas. Criar na cidade uma coisa importante que é o circuito gastronômico da região do Caxambu. Valorizar o vinho artesanal que tem importância histórica na cidade”, enumerou.

Segurança Pública

Bigardi informou que será criada a Secretaria de Segurança Pública de Jundiaí que vai articular todas as ações de segurança pública na cidade. Outras medidas são a ampliação do efetivo da guarda municipal (mais 200 guardas), descentralização da gestão, levando para os bairros e a implantação de um sistema de comunicação rápida entre agentes da polícia, guarda municipal, pms e bombeiros.

“A criação da secretaria é imprescindível. Nós vamos assumir a nossa responsabilidade em relação à segurança pública”, defendeu Bigardi.

O candidato respondeu ainda perguntas sobre o programa Jundiaí conectada que pretende levar acesso gratuito a internet de banda larga a todos os bairros do município. “É um projeto para ser implementado durante todo o nosso governo”, esclareceu.

Ao final da entrevista, Bigardi agradeceu a confiança da população. Ele foi o candidato a prefeito mais votado da história de Jundiaí com 101.528 votos. Por apenas 48 votos, Bigardi não se elegeu no primeiro turno. Será a primeira vez que uma eleição na cidade vai ter segundo turno.

“ Eu me sinto com muita experiência e maturidade. Quero governar a cidade em que eu nasci. Podemos criar aqui um governo com gente muito boa da própria cidade, portanto estamos preparados para governar Jundiaí com a participação da população e com diálogo com a comunidade”, concluiu.

De São Paulo, Railídia Carvalho