Manaus: no 2º turno, Vanessa reorienta programas de TV e rádio

Neste segundo turno das eleições em Manaus, a campanha de Vanessa resolveu dar uma virada em sua propaganda eleitoral. No primeiro turno houve o que se poderia dizer a construção de uma estética que mostrava a candidata com uma atitude maternal, "um novo olhar" sobre a cidade.

Esta apresentação plástica se chocou com a história da Senadora Vanessa nestes ultimos 30 anos — pois sua trajetória política foi pautada sempre por uma luta destemida pelos direitos do povo manauara, desde a conquista pela meia passagem para os estudantes, até a defesa da Zona Franca de Manaus – fragilizando desta maneira sua essência.

Agora, neste segundo turno, ela se mostra menos "produzida", ligada com o povo, falando de maneira mais espontânea, o que permitiu uma politização maior da propaganda. Neste sentido, o mote da campanha passou a ser a questão da Mudança. Durante cerca de 28 anos, a capital do Estado do Amazonas foi governada pelos mesmos que se colocam hoje juntos contra Vanessa.

Amazonino Mendes foi prefeito de 1983 a 1988 junto com Manuel Ribeiro e Arthur Neto assumiu em 1989 e governou a cidade até 1992. Serafim Correa foi eleito em 2004, assumiu em 2005 e por quatro anos foi prefeito. Amazonino elegeu-se novamente em 2008 e deverá deixar o cargo no final deste ano. Ou seja, durante este tempo todo eles estiveram na Prefeitura de Manaus e deixaram uma herança de muitos problemas estruturais, sociais e políticos que afetam sobremaneira os habitantes da cidade. Todos eles estão unidos para tentar derrotar Vanessa nestas eleições.

Assim, Mudança significa dar um novo rumo para Manaus, enfrentar problemas sérios como o da falta d'água, a ausência de creches para que as mães possam deixar seus filhos, o trânsito caótico que prejudita a mobilidade urbana, as carências na área da saúde e da educação. Esta é a nova linha de propaganda. Mais ofensiva, mais política, mais verdadeira e reveladora.

Amazonino se notabilizou por articular a privatização da empresa municipal de captação e distribuição de água, Arthur é muito lembrado por ter reprimido violentamente os camelôs e ambulantes que trabalham no centro da cidade. Serafim teve também seu governo mal avaliado pela população, o que o tornou o unico prefeito de capital que não foi reeleito.

Fonte: Comitê eleitoral de Vanessa Grazziotin