Farc nomeiam guerrilheira internacionalista para diálogos de paz

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) ratificaram nesta terça-feira (16) o ingresso da guerrilheira Tanja Nijmeijer na delegação para a mesa de diálogo com o governo colombiano.

Jaime Avendaño, delegado do presidente Juan Manuel Santos para os diálogos de paz, confirma plenamente, em nome do governo, o direito que a guerrilheira internacionalista das Farc tem de fazer parte de sua delegação de paz.

Um pronunciamento da organização rebelde divulgado na capital cubana, indica que na presença dos delegados da Noruega e Cuba (países garantidores do processo) o porta-voz oficial do executivo colombiano comunicou a vinculação de Tanja.

A data da incorporação da guerrilheira no cenário dos diálogos se dará na semana do próximo domingo (21) até dia 27, apontou a nota das Farc. De acordo com o texto, a guerrilha reafirmou a autonomia que as partes possuem para designar seus delegados.

Representantes do governo colombiano e as Farc iniciarão negociações de paz na capital norueguesa nas próximas horas e depois se transladarão para a mesa de diálogo para Cuba.

Fonte: Prensa Latina