Sem programa, Serra muda de ideia sobre inspeção veicular

A vantagem de não ter apresentado um programa de governo ainda é poder mudar de ideia no meio da campanha, a reboque das cobranças adversárias. Pela primeira vez, o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, admitiu mexer com um assunto que não previu na campanha, mas que virou bandeira da campanha petista no primeiro turno: a taxa de inspeção veicular.

Em discurso ontem, ele afirmou que está estudando alternativas ao formato atual, criado por seu aliado, o prefeito Gilberto Kassab. Durante o primeiro turno, Serra defendeu a cobrança da taxa de R$ 44,36. O contrato do sistema ainda sofre investigação criminal por improbidade. Serra está tomando do veneno que usou em eleições anteriores, quando atacou duramente a gestão de Marta Suplicy pela criação da taxa do lixo.

“A inspeção veicular, vamos trabalhar bem esse assunto. Pode estar certo que nós vamos mudar a maneira dela ser aplicada”, disse o tucano, no palanque em que oficializou a adesão do PDT, do deputado Paulinho da Força, à sua candidatura.

Quanto mais mexe…

Mesmo tendo todo o primeiro turno para pensar no assunto, ainda não definiu o que fazer e só apresentou intenção. Serra teria organizado um grupo de trabalho para avaliar propostas alternativas à forma como a inspeção é hoje. Não houve, no entanto, consenso sobre qual seria a bandeira a ser adotada pelo tucano.

Além das complicações operacionais e políticas das propostas que surgiram no tal grupo, os estrategistas temem que a mudança de posição se vire contra Serra ao questionar o governo de seu aliado tutelado.

A proposta que surgiu, de isentar carros novos, trombou com ambientalistas que afirmam que é possível modificar o veículo para que ele ande mais com menos combustível, o que aumentaria a emissão de gases.

Como no caso da tarifa proporcional de ônibus de Russomanno, há ainda o temor de que isso seja interpretado como uma penalização aos mais pobres, que acabariam sendo mais afetados pelo tributo por terem veículos mais antigos.

Tema crescente

O único consenso na campanha é que será preciso encontrar um antídoto para a proposta de Haddad, que tem dado certo e também apelo popular.

Em caminhadas pelas ruas, Serra tem sido cobrado sobre o tema. Anteontem, um eleitor pediu que o tucano defenda a extinção da taxa, argumentando que donos de carros já pagam o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

O novo aliado, Paulinho da Força, também atacou a “indústria da multa em São Paulo”: “Você para no farol e não sabe se vai ser assaltado pelo ladrão ou pela prefeitura”, disse ele para Serra ouvir.

Fonte: SpressoSP