Irã propõe plano para a Síria

O chanceler do Irã, Ali Akbar Salehi, disse que seu país propôs um plano para resolver a crise na Síria, recebido com atenção pelo mediador internacional, Lakhdar Ibrahimi, que vai viajar ao Iraque nesta segunda (15).

"Agradeço as propostas e, como eu disse, há algumas ideias que podem ajudar, somadas às apresentadas por outras nações", disse o diplomata veterano argelino durante uma entrevista coletiva conjunta com Akbar Salehi, na noite deste domingo, em Teerã.

Antes, o mediador se reuniu com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, que destacou que "a escolha de líderes, a liberdade e a justiça são direitos da nação e ninguém pode dizer às nações o que fazer a esse respeito."

Nenhum detalhe sobre as propostas iranianas, ou as apresentadas pela Arábia Saudita e Turquia, foi divulgado desde que, na última quinta-feira (11) Brahimi começou seu segundo périplo regional.

"Cópias foram enviadas para o governo da Síria, Turquia, Arábia Saudita e Egito", se limitou a dizer Brahimi.

Irã, Arábia Saudita, Turquia e Egito compõem o grupo mediador, integrado à iniciativa do presidente egípcio, Mohamed Morsi.

"Espero que todas essas ideias reunidas em um plano (geral) acabem com o pesadelo da Síria", disse Brahimi, que atuou como mediador na guerra civil libanesa entre 1975 e 1990, e no conflito no Afeganistão.

A única coisa que se sabe ao certo agora é que hoje está agendada uma entrevista do secretário-geral do Conselho Nacional de Segurança iraniano, Saeed Jalili, com Brahimi, e que este último irá até o Iraque nas próximas horas, em gestões vinculadas à sua mediação.

Teerã propôs, em setembro passado, a inclusão do Iraque e da Venezuela no grupo pacificador: o primeiro porque faz fronteira com a Síria e abriga em seu território pessoas deslocadas pelo conflito; e o país andino, na qualidade de membro da troika do Movimento de Países Não Alinhados e sede da próxima Cúpula em 2015.

Fonte: Prensa Latina