Portugueses realizam “Grande Marcha contra o desemprego”

Entre os dias 5 e 13 de outubro a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN) realizou uma grande marcha em todas as regiões de Portugal.

A marcha, “contra o desemprego – trabalho com direitos, Portugal com futuro”, teve inicio em Braga e no Algarve e terminou no último sábado (13) em Lisboa, com milhares de pessoas que percorreram as ruas da capital até a Assembleia da República.

Os manifestantes partiram de Braga, passando por Matosinhos, Porto, Gaia, Feira, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Leiria, Marinha Grande, Tomar, Entroncamento e Vila Franca de Xira.
Outra parte da marcha saiu de Vila Real de Santos Antônio, dirigindo-se por Castro Verde, Aljustrel, Moura, Serpa, Beja, Vidigueira, Montemor-o-Novo, Alcácer do Sal, Grândola, Setúbal, Moita, Barreiro, Seixal e Almada.

Segundo Armênio Carlos, Secretário-Geral da CGTP-IN, a marcha "é um grito de exigência ao governo para que tome medidas concretas para combater o desemprego e para garantir o apoio social a todos os desempregados".

Situação de Portugal

Segundo dados da Eurostat, em agosto os desempregados passaram a corresponder a 15,9% dos trabalhadores ativos do país. Entre as nações que fazem parte da União Europeia, Portugal apresenta números piores apenas do que a Espanha (25,1%) e Grécia (24,4%).

Em termos de comparação, a média do desemprego nos 17 países da Zona Euro em agosto atingiu 11,4%, enquanto no total de países que integram a União Europeia foi de 10,5%.
O aumento dos impostos e a retirada de direitos trabalhistas, aliada a situação de desemprego crescente que atinge principalmente a juventude, tem gerado uma série de manifestações em todo o país.

Greve geral

A CGTP-IN também anunciou uma nova manifestação no dia 31 de outubro na Assembleia da República, coincidindo com a votação da proposta do governo de Orçamento do Estado para 2013.

Além disso, já está sendo mobilizada para o dia 14 de novembro uma nova greve geral, como consequência das manifestações ocorridas no último dia 29 de setembro.

Outras manifestações

O dia 13 de outubro foi um dia de lutas para o povo Português. Pela manhã profissionais da área médica e farmacêuticos realizaram uma passeata até o Ministério da Saúde, a cidade do Porto realizou uma grande manifestação cultural contra as políticas austeridade, e no final do dia, na Praça de Espanha em Lisboa, artistas, intelectuais e diversos portugueses também promoveram uma manifestação cultural contra a troika, formada pelo Banco Central Europeu, a Comissão Europeia e o Fundo Monetário Internacional.

De Lisboa, Luísa Barbosa, especial para o Vermelho