Vietnã e Argentina intensificam cooperação técnico-científica

O Vietnã e a Argentina concordaram em ampliar a cooperação bilateral em ciência e tecnologia através de um memorando de entendimento assinado hoje aqui entre os respectivos ministérios responsáveis por essas esferas.

O ministro argentino Salvador Barañao e seu homólogo vietnamita, Nguyen Quan, participaram do encontro e assinaram acordo de define o marco das instituições de investigações equivalentes de ambos países, no qual se propõe o intercâmbio de especialistas, a promoção de projetos conjuntos e a publicação de resultados científicos.

Nguyen Quan declarou durante o ato que, apesar dos avanços na colaboração mútua, esta não corresponde ainda às potencialidades das duas partes.

Durante a segunda reunião da Comissão Intergovernamental, efetuada em 2009 em Buenos Aires, o Vietnã e a Argentina acordaram impulsionar a colaboração científico-tecnológica, sobretudo em biotecnologia, nanotecnologia, tecnologia da informação e energia renovável, entre outras esferas.

Em fevereiro passado, o ministério argentino de Relações Exteriores e Culto e o Conselho Nacional de Investigações enviaram a primeira missão tecnológica público-privada do país sul-americano à Ásia, com o Vietnã como uma das escalas, para explorar oportunidades de colaboração.

Fonte: Prensa Latina