Diminuem mortes no trânsito do DF

De 1º de janeiro a 30 de setembro deste ano, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) registrou 310 vítimas fatais nas vias – cerca de 34,3 mortes por mês.

Diminui mortes no trânsito do DF

Essa foi a segunda menor média mensal de óbitos no trânsito do DF desde 2002. A menor média mensal de mortes no trânsito registrada nos últimos 10 anos foi em 2006, que contabilizou 301 óbitos entre 1º janeiro a 30 setembro – uma média de 30,8 pessoas por mês.

Segundo o diretor-geral do Detran-DF, José Alves Bezerra, as operações previstas pelo programa Ação pela Vida contribuíram diretamente para esse resultado. “A atuação conjunta de todos os órgãos da Segurança Pública no programa Ação pela Vida tem colaborado para que menos pessoas percam a vida no trânsito. Isso mostra que a guerra está sendo vencida, principalmente porque a frota de veículos cresceu 6,6%, e mesmo assim estamos conseguindo diminuir o número de vítimas."

Apenas na primeira semana deste mês, dos dias 1º a 7 de outubro, houve redução de 67% no número de casos em comparação com o mesmo período do ano passado – foram cinco óbitos este ano, contra 15 mortes registradas em 2011.

Policiamento

Apenas entre 1º e 7 de outubro, foram realizadas 536 apreensões de veículos: 319 levados para o depósito do Plano Piloto, 168 para Taguatinga e 49 para o Gama. Além disso, 15 condutores foram autuados pelo Detran por dirigir sob influência de álcool e 20 por conduzir veículo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação ou permissão para dirigir. Também foram realizadas 12 operações de fiscalização. Entre 5 e 8 de outubro, um total de 152 pessoas foram autuadas por conduzir veículo sem documento de porte obrigatório ou não licenciado.