Candidatos a vice-presidente dos EUA participam de debate

O vice-presidente estadunidense, Joe Biden, enfrentará nesta quinta (11) seu rival republicano, Paul Ryan, no primeiro debate televisivo entre os vices. Ele terá a tarefa de recobrar o ritmo da campanha democrata pela reeleição de Barack Obama em novembro.

Ambos os candidatos se preparam há vários dias para a discussão pública, que analistas políticos e meios de comunicação coincidem em assinalar como "a hora dos golpes baixos".

Leia também:
Cristina Pecequilo: Nos EUA, uma eleição apertada e sujeita a sobressaltos

O encontro será na universidade Centre College de Danville, em Kentucky, e medirá o desempenho dos candidatos em temas de política nacional e exterior.

Espera-se que Biden, de 69 anos de idade, seja mais agressivo que Obama, que recebeu duras críticas de correligionários e seguidores por ser pouco contundente frente a seu adversário Mitt Romney no primeiro debate eleitoral do passado dia 3.

Essa atitude representou uma perda no impulso que o dignitário tinha em intenções de votos e o situou abaixo do candidato conservador, agora com uma vantagem de quatro pontos percentuais no nível nacional (45-49).

Segundo especialistas, a postura de Obama fez parte de uma estratégia de campanha para garantir que o presidente mantivesse o decoro e deixasse o "trabalho sujo" nas mãos de seu colega de chapa.

"Um bom ataque de Biden a Romney através de Ryan poderia implicar muitas vantagens para os democratas, já que, além de satisfazer os televidentes pró-Obama, deixaria Ryan frente a uma situação muito comprometida", estimou recentemente o analista Michael Medved.

Enquanto isso, o aspirante republicano à vice-presidência chegará ao encontro pronto para expor seu domínio em temas orçamentários e tratar assim de minguar sua falta de experiência em política internacional e em temas nacionais.

Fonte: Prensa Latina