Palestinos e israelenses trocam disparos em Gaza

As brigadas Al Quds dispararam foguetes contra posições israelenses na Faixa de Gaza, em resposta ao ataque aéreo neste domingo (7) que matou duas pessoas e feriu 11, anunciou nesta segunda (8), em Gaza, um comunicado.

Al Quds é o nome árabe de Jerusalém, cidade ocupada por Israel desde a guerra de 1967, proclamada, no início da década de 80 do século passado, sua capital eterna e indivisível.

Ontem um caça-bombardeiro de Tel Aviv atacou uma zona civil em Gaza e matou dois homens que viajavam em uma motocicleta – os quais identificou como terroristas -, e feriu 11 pessoas, entre elas duas crianças e um adulto que teve ambas as pernas amputadas, explicaram relatórios de fontes médicas.

O comunicado especifica que "em resposta às feridas de civis nos mais recentes ataques contra (a cidade palestina de) Rafah, as Brigadas Qassam e as Brigadas Al Quds dispararam uma série de foguetes contra posições militares inimigas".

Uma porta-voz policial israelense reconheceu que um bombardeio de 22 foguetes foi levado a cabo e assegurou que "19 acertaram alvo em uma zona sem população" e três não explodiram.

As alegações precisam ser verificadas, já que esses temas estão submetidos à férrea censura castrense de Tel Aviv.

Enquanto isso, fontes hospitalares palestinas disseram que um adulto e quatro crianças palestinas da cidade de Jan Yunis foram feridos hoje por disparos de grosso calibre feitos por tanques israelenses.

A tensão tem aumentado de maneira sensível na Faixa de Gaza desde que, há alguns dias, o ministro de Defesa israelense, Ehud Barak, advertiu que o Governo de Tel Aviv considera re-estabelecer a presença militar nessa zona.

Fonte: Prensa Latina