Propostas gerais dos mandatos comunistas em Ponta Grossa

– Transparência! Todos os gastos dos gabinetes comunistas serão informados através das páginas dos mandatos na rede mundial de computadores, bem como todos os posicionamentos e opiniões defendidas pelos/as vereadores/as. Transparência de gastos e das ações é a cara de um mandato comunista.

– Debater a cidade! Os/as comunistas irão propor seminários para a elaboração de planos decenais para as politicas públicas do município. Usando o exemplo da educação que já tem seu plano, vamos debater com a sociedade organizada os planos para a saúde, meio ambiente, administração pública e obras urbanas. Queremos debater Ponta Grossa para os próximos 10, 20 anos.

– Sessões descentralizadas! O PCdoB defende a realização de sessões da Câmara Municipal no período noturno nos bairros da cidade, aonde os problemas da região serão debatidos e analisados. O/a vereador/a mais próximo/a ao cidadão.

– Limitações de homenagens! A bancada comunista irá protocolar um projeto em que se limita o número de honrarias, títulos e de nomeação de ruas pelos vereadores. Por uma pauta que debata os problemas da cidade e com menos enrolação.

– Movimentos Sociais! Os/as vereadores/as comunistas irão propor a ampliação e extensão do uso da tribuna livre para os movimentos sociais. Apoio para o bom funcionamento dos movimentos sem o aparelhamento dos mesmos, fortalecendo suas lutas por uma cidade mais democrática e humana.

– Mandato Coletivo! Um mandato comunista deve ser pautado pelo coletivo. Serão montados coletivos de acompanhamento dos nossos mandatos. Semestralmente serão realizadas plenárias de prestação de contas, avaliação e consulta de novas propostas.

– É preciso justificar uso do dinheiro público! Limitar os gastos da Câmara Municipal, através de legislação, reduzindo o investimento do dinheiro público em telefone celular, número de assessores e diárias para vereadores.

– Fiscalização permanente! É obrigação do poder legislativo (vereadores e vereadoras) fiscalizar todas ações do poder executivo (Prefeitura), cumprindo com uma função constitucional da Câmara Municipal. É compromisso de vereador/a Comunista!

– Fiscalizar e garantir respeito às leis!
Ponta Grossa tem leis "esquecidas", que deixam a população amarrada a interesses particulares. A partir de janeiro/2013 representantes comunistas prometem dar um basta nas leis de papel, garantindo uma uma outra cara ao Poder Legislativo local! Vereador não precisa agradar ninguém, mas deve cumprir com sua função: fiscalizar… sempre e todas ações que envolvem dinheiro público!

– Vereador/a de Verdade! Você tem direito a um representante por quatro anos. Não aceite eleger 'meio' vereador ou votar para agradar alguém. Pense grande… E escolha representantes que você pode cobrar. De verdade! Palavra de Comunista!