Ministério lança 8º Concurso Itamaraty do Cinema Brasileiro

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) lançou o 8º Concurso Itamaraty do Cinema Brasileiro. O concurso tem como objetivo fomentar a produção de filmes nacionais independentes e sua divulgação no exterior. Nesta edição de 2013, será concedido um prêmio de R$ 50 mil ao filme vencedor, segundo os critérios de impacto cultural, direção, argumento, roteiro, fotografia, interpretação e edição. Em caso de empate, o prêmio será dividido entre os vencedores.

Podem participar do Concurso Itamaraty os longas-metragens selecionados para a Mostra Aurora, segmento da Mostra de Cinema de Tiradentes. A Mostra Aurora é composta por até sete longas de realizadores independentes que tenham assinado, no máximo, dois filmes.

O objetivo desta mostra é projetar o trabalho de novos realizadores, bem como dar visibilidade à produção independente, discutindo as novidades do cinema brasileiro. O filme vencedor será escolhido pelo Júri da Crítica do festival.

Serão aceitos na Mostra apenas filmes brasileiros, com duração superior a 60 minutos, realizados a partir de 2012. Não há restrição de formato. Todas as obras devem apresentar o Certificado de Produto Brasileiro para a exibição em festivais, emitido pela Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Da Redação em Brasília
Com informações do MRE