Apagão deixa 80% do Distrito Federal sem energia nesta quinta

Um apagão atingiu cerca de 80% do Distrito Federal nesta quinta-feira. Vários prédios públicos, como o Supremo Tribunal Federal (STF), Palácio do Planalto, Congresso Nacional e ministérios funcionavam com gerador. Os sinais de trânsito apagados também causaram engarrafamentos pelas ruas de Brasília e de cidades vizinhas. O metrô também parou de funcionar por conta do apagão.

Às 14h50 desta quinta-feira, a Companhia Energética de Brasília (CEB) informou que 70% do Distrito Federal permanecia sem energia. Apenas a Asa Sul, o Setor Industrial, o Gama e Santa Maria não foram afetados com o problema.

De acordo com a assessoria da CEB, as equipes trabalham com uma provável falha em uma das linhas de transmissão da subestação Brasília-Sul, da própria empresa. Contudo, não há certeza se esta foi a causa do apagão. A companhia informou que o setor de operações está trabalhando para reestabelecer o abastecimento de energia o mais rápido possível.

Na noite desta quarta-feira (3), as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de Rondônia e do Acre, também ficaram sem energia elétrica. Em comunicado à imprensa, Furnas informou que o desligamento de um transformador da subestação de Foz do Iguaçu ocorreu por atuação automática do sistema de proteção, em função de um curto-circuito em um equipamento de baixa tensão.

Na sequência, houve o desligamento automático de outros três transformadores da subestação, também por seus dispositivos de proteção, interrompendo o despacho de cerca de 5 mil megawatts (MW) da hidrelétrica de Itaipu, segundo Furnas.

O Ministério de Minas e Energia confirmou uma reunião para as16 horas desta quinta (4), presidida pelo ministro Edison Lobão, na qual deverão ser discutidas as causas exatas e as medidas que serão adotadas para evitar a repetição dos apagões.

Fonte: Portal Terra

Atualizada às 16h07