Prefeito falta a debate e vira alvo de adversários em Goiânia

O debate promovido pela Rede Record em Goiânia (GO), na noite de segunda-feira (1º), não contou com a presença do atual prefeito da capital e candidato à reeleição pelo PT, Paulo Garcia. Com a ausência de Garcia, os outros sete candidatos a prefeito que compareceram aumentaram a artilharia contra o candidato do PT, que lidera a disputa e pode vencer no primeiro turno, segundo as pesquisas de intenção de voto já divulgadas.

Já no primeiro bloco do debate, o candidato do PMN, o deputado estadual Elias Júnior, usou seu tempo na sabatina à candidata do PCdoB, Isaura Lemos, para criticar a ausência do prefeito.

"Será que ele está no clima do já ganhou? Nesta atitude covarde de não participar dos debates, desrespeitando o telespectador, o povo goianiense, com sua ausência?", questionou o candidato.

Isaura respondeu que a iminência da votação é um momento importante e merece discussão de propostas. "É importante que nós possamos discutir democraticamente todas as propostas. O fato do candidato-prefeito não vir ao debate demonstra de fato uma certa arrogância", disparou a deputada.

Lembrando que o PCdoB foi aliado da prefeitura até esse ano eleitoral, Isaura disse que o comportamento de Garcia é semelhante ao que adotou na administração. "Não vemos por parte do candidato-prefeito uma abertura para ouvir críticas e contribuições para a sua administração", criticou a deputada. "Ele decide tudo sozinho", completou.

Em outros momentos do debate, a ausência do candidato do PT também foi criticada. Jovair Arantes (PTB) lamentou a ausência do "candidato-fujão" em suas considerações finais. "Espero que no segundo turno ele possa comparecer", disse. O candidato Simeyson Silveira (PSC) também seguiu a mesma linha. "Lamento muito a falta do prefeito neste debate. É por isso que nós precisamos promover o segundo turno, porque aí ele não poderá fugir do debate", disse, na fala final.

Os candidatos também buscaram mostrar propostas. Isaura destacou, dentro do seu programa, a pretensão de mudar o atual contrato com as empresas concessionárias do transporte e implantar modelo inspirado no transporte público de Curitiba (PR). "Lá as empresas são remuneradas pela quilometragem rodada e não pelo número de passageiros transportados. Isso significa mais ônibus nas linhas", disse.

Segundo a assessoria de campanha do prefeito, Paulo Garcia não compareceu ao debate porque surgiu um compromisso de última hora obrigando-o a viajar para Brasília para reunião na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Da Redação em Brasília
Com agências