Ministério debate consequências dos desastres naturais para saúde

As consequências de um desastre de origem natural para a saúde pública serão tema do 4º Seminário Nacional sobre Saúde em Desastres, organizado pelo Ministério da Saúde com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O evento, que ocorrerá entre os dias nove e 11 de outubro, em Brasília, será realizado em comemoração ao "Dia Internacional para a Redução dos Desastres de Origem Natural" e a Semana Nacional de Redução de Desastre. 

O objetivo do seminário é promover a troca de conhecimento e experiências para fortalecer a capacidade de atuação, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na redução dos impactos e efeitos dos desastres naturais sobre a saúde humana.

Representantes de instituições governamentais e não governamentais que atuam em desastres debaterão temas como gestão e comunicação de risco em desastre, impactos do clima sobre a saúde humana, contexto sobre segurança química para atuação do setor saúde, além de gerenciamento de desastres.

O governo brasileiro conta com diversas políticas públicas que contribuem para a redução de desastres, direta ou indiretamente. No SUS há a estruturação da Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres), nas três esferas de governo. O Vigidesastres do Ministério elabora normas de atuação para as secretarias municipais de
saúde e ações de educação em saúde.

A infraestrutura da rede assistencial e administrativa do SUS já está sendo reforçada pelo Ministério da Saúde. Em agosto deste ano, engenheiros e arquitetos do SUS fizeram o primeiro curso de avaliação de danos em estabelecimentos assistenciais de saúde. Atualmente, a maioria das Secretarias Estaduais de Saúde conta com estrutura para o Vigidesastres.

O Ministério da Saúde vem atuando na estruturação das vigilâncias em saúde das secretarias estaduais por meio da criação de comitês de saúde em desastres e da elaboração de planos de contingência. "O apoio às capacitações de técnicos das esferas estadual e municipal também têm sido uma tarefa constante do Vigidesastres, seja presencial, à distância ou por videoconferência", completa Dulce Cerutti, uma das responsáveis pelo seminário.

Na ocorrência de um desastre, o Ministério da Saúde, por meio do Vigidesastres, entra em contato com as Secretarias de Estado de Saúde para buscar dados sobre a ocorrência. O ministério distribui kits de medicamentos e insumos, materiais de educação, além de disponibilizar técnicos de campo, quando solicitado pelo município atingido.

Em 2011, o Ministério da Saúde também criou a Força Nacional do SUS (FN-SUS), que visa prestar assistência rápida e efetiva às populações em território nacional e internacional, atingidas por desastres, epidemias ou desassistência em saúde.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério da Saúde