Documentário premiado denuncia A Ditadura da Especulação

O curta metragem, que segundo os créditos de abertura não recebeu qualquer patrocínio, mostra as tentativas de impedir que as máquinas derrubassem a vegetação local para construção de edifícios em um local cujo o metro quadrado é o mais caro de Brasília, chegando até R$ 25 mil. A Ditadura da Especulação, dirigida por Zé Furtado, um voluntário do CMI (Centro de Mídia Independente) recebeu o prêmio de melhor curta pelo juri popular do Festival de Cinema de Brasília, entre outros prêmios.

O documentário também mostra diversos confrontos entre índios, manifestantes, polícia militar e seguranças da administradora Terracap, que além de ser a estatal que administra as terras públicas do Distrito Federal, curiosamente também é uma das patrocinadoras do Festival de Brasília do cinema brasileiro.

O filme retrata exatamente este movimento de resistência ao avanço das construções desse novo bairro em Brasília, que tenta retirar do local um antigo santuário indígena e uma comunidade indígena que habita a área.

A causa relatada no curta comoveu a platéia que ao fim da exibição, pela primeira vez desde o início da mostra competitiva do Festival de Brasília, aplaudiu um filme em pé.

O filme é de um coletivo de cineastas e tem o objetivo de ser uma ferramenta politica que se desdobra em ações práticas.

Fonte: da redação, com agências