Bares do Paranoá fecham mais cedo para coibir violência

Desde esta terça-feira , estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas na região administrativa do Paranoá terão que obedecer a novo horário.

De segunda-feira a quinta-feira, pontos comerciais que funcionam em áreas residenciais poderão ficar abertos das 8h às 24h. Já aqueles localizados em áreas comerciais poderão funcionar uma hora a mais. Às sextas-feiras, sábados, domingos e vésperas de feriados, o horário é estendido para 2h. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de hoje.

A medida procura proporcionar mais segurança à população, que sofre com a violência, especialmente causada pelo uso abusivo do álcool em lanchonetes, restaurantes, quiosques, "trailers" e demais estabelecimentos de entretenimento noturno.

"Essa é uma parceria entre a administração, os órgãos de segurança pública e os comerciantes. Nenhuma medida foi tomada de forma autoritária, mas de comum acordo entre todos. Queremos evitar que pessoas boas cometam delitos após exagerar no consumo de bebidas alcoólicas", explicou o administrador Regional do Paranoá, Cezar Castro Lopes.

Violência

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do DF, apenas no mês de agosto deste ano foram registrados 26 casos de lesão corporal, duas tentativas de homicídio e um assassinato.

A medida prevê ainda outros casos, como eventos em áreas públicas, casas de festas, entre outros estabelecimentos que necessitem de alvará para funcionar. Após análise da Administração Regional do Paranoá, a realização de evento até às 4h do dia seguinte poderá ser liberada desde que os organizadores cumpram as exigências legais.

A normatização reforça também a lei distrital nº 4.092, que prevê que casas de shows e ambientes com música mecânica devem ter isolamento sonoro, segurança particular e espaço fechado.

Os proprietários de estabelecimentos que já possuem alvarás de funcionamento devem ir à administração para definir o horário de funcionamento.