Rede de Intelectuais defende professor colombiano exilado

O Capítulo brasileiro da Rede Internacional de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade, está circulando um abaixo-assinado em defesa do professor universitário colombiano Renan Vega Cantor, que se encontra exilado, vítima de perseguição. O Portal Vermelho se associa à luta pelo restabelecimento das condições que permitam seu retorno à Colômbia a seu posto como professor titular na Universidade Pedagógica Nacional, com garantias a sua integridade e ao exercício da liberdade de cátedra.

“É inadmissível o que está acontecendo com Renan Vega”, repudia Caio Toledo, professor da Unicamp e um idealizadores do blog Marxismo 21. “Está com a vida ameaçada por sua luta incansável pela democracia e em defesa dos setores desfavorecidos da sociedade colombiana”.

Campanhas de solidariedade a Renan Vega estão acontecendo em vários países da América Latina. Leia a íntegra do manifesto em apoio ao professor colombiano.

“Na Colômbia, o ideal e a realidade de uma academia independente estão sendo atacados. As Universidades se confrontam com a intervenção militar e paramilitar; tanto acadêmicos como estudantes foram assassinados e estão sendo amedrontados.

Neste contexto, o professor Renan Vega, dedicado à docência e à produção acadêmica no seio da Universidade Pedagógica Nacional, está sofrendo nos últimos meses uma campanha de difamações desde a universidade ante o silêncio cúmplice das autoridades acadêmicas. Os ataques ocorrem depois de um importante ciclo de lutas e mobilizações de professores e estudantes contra a privatização da universidade pública, e depois da constituição da Associação Sindical de Professores Universitários (ASPU) na Universidade Pedagógica Nacional.

Em resposta a estas pressões, acadêmicos colombianos, com o respaldo de acadêmicos no exterior, realizaram uma série de eventos entre 9 e 10 de Maio nas principais universidades colombianas para defender o pensamento crítico e homenagear a contribuição de Renan Vega à História Social e à Academia colombiana. Naquele momento foram muitas as vozes que se levantaram para reconhecer a valiosa contribuição do professor Renan Vega Cantor às ciências sociais e históricas, respaldando sua excelência acadêmica, que o tornou merecedor do prestigioso Prêmio Libertador, mas também seu compromisso de pôr esse conhecimento a serviço dos oprimidos, levando-o às salas de aulas e aos bairros populares.

Hoje levantamos nossa voz para denunciar que o professor Renan Vega tenha sido obrigado a abandonar o espaço da Universidade Pedagógica diante da deterioração da situação e da escalada da campanha contra ele, que já inclui ameaças diretas a sua vida.

Seu exílio forçado é um ignominioso ataque à liberdade de cátedra e à possibilidade do pensamento crítico, além de continuar uma ominosa tradição de guerra suja antissindical que no caso dos docentes colombianos resultou em milhares de assassinados.

Na Colômbia o atentado contra a vida de um professor ou um estudante por parte de forças "obscuras" que raras vezes são identificadas e julgadas, começa quase sempre por um assinalamento feito a partir de instâncias ‘respeitáveis’.

Expressamos nossa solidariedade com o professor Renan Vega e exigimos das autoridades uma decidida atuação para garantir que as universidades colombianas sejam centros de estudo e intercâmbio livre de ideias, e deixem de ser cenários de perseguição, estigmatização e extermínio do pensamento crítico.

Exigimos o imediato restabelecimento das condições que permitam o retorno com garantias do professor Renan Vega a seu posto como professor titular na Universidade Pedagógica Nacional. Garantias para sua integridade e para seu pleno exercício da liberdade de cátedra”.

As assinaturas podem ser enviadas, com nome completo, profissão, instituição e local de residência para os seguintes endereços eletrônicos: [email protected]; [email protected]; [email protected] e [email protected]