Morre aos 95 anos o historiador marxista Eric Hobsbawm

O historiador britânico Eric Hobsbawm morreu nesta segunda-feira (1º) aos 95 anos, informou sua família, relata o The Guardian.

Hobsbawm, um marxista ao longo da vida, cujo trabalho influenciou gerações de historiadores e políticos, morreu aos 95 anos nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (1º) no Royal Free Hospital, em Londres, após uma longa doença, disse sua filha Julia.

Hobsbawm nasceu em uma família judaica em Alexandria, no Egito, em 1917, e cresceu em Viena e Berlim, mudou-se para Londres com sua família em 1933, ano em que Hitler subiu ao poder na Alemanha.

Ele estudou em Marylebone e no Kings College, em Cambridge, e tornou-se professor na Universidade de Birkbeck, em 1947, onde fez carreira e se tornou seu presidente. Ele se tornou um membro da Academia Britânica em 1978.

Ele foi membro do Partido Comunista e um dos maiores intelectuais marxistas do século 20. Historiador, escreveu A Era das Revoluções, A Era do Capital, A Era dos Impérios, A Era dos Extremos e organizou História do Marxismo. Escreveu também História Social do Jazz, entre outras obras.

Com informações do The Guardian