Jaime Sautchuk: Hobsbawm vive

Morreu hoje de manhã, em Londres, o genial historiador marxista britânico Eric Hobsbawm, aos 95 anos. Ele parte, mas sua importante obra viverá para sempre, influenciando gerações e gerações desde meados do século passado.

Por Jaime Sautchuk*

Filho de judeus britânicos, sua família tinha negócios na Áustria e Alemanha, mas teve de fugir do nazismo, indo para a Ing laterra, onde Eric estudou, filiou-se ao Partido Comunista e lutou na 2ª Guerra no front britânico.

Ele teve forte influência no Brasil. A começar pelo seu primeiro livro (tese de doutorado), o Social Bandits (Bandidos Sociais), que é focado no bandido Juliano, da Itália, mas que trata também do nosso Lampião.

Um discípulo seu, o norte-americano Billy Jayne Chandler, depois gastou oito anos em pesquisas para escrever Lampião, obra definitiva sobre o cangaço.

Em A Era das Revoluções, Hobsbawm interpreta as mudanças no mundo da Revolução Francesa à Russa. Em A era dos Extremos, interpreta o que ocorreu da Revolução de 1917 ao fim da União Soviética. Sempre numa visão marxista.

*Jornalista, escritor, colunista do Vermelho