Seca este ano provocou menos incêndios

O fogo que consumiu mais de três mil hectares do Jardim Botânico no ano passado não se repetiu este ano. Em 2012 apenas cinco hectares foram afetados pelas chamas. A redução das áreas atingidas por queimadas ocorreu em todo o Distrito Federal e chegou a 72% no período da seca.

Entre abril e setembro, os incêndios atingiram 6.800 hectares, enquanto no mesmo período de 2011, foram 24.558 hectares. Se comparado a 2010, quando 30.998 hectares foram danificados, essa redução chega a 78%.

Os dados fazem parte do Balanço de Danos Ambientais da Seca no DF divulgados ontem pelo governador Agnelo Queiroz. Segundo ele, os números não foram por acaso. "É resultado de investimentos, planejamento e sobretudo da competência do nosso Corpo de Bombeiros", avaliou.

Por outro lado, o registro de ocorrências aumentou este ano. Ou seja, houve um maior número de focos de incêndios nas matas. Este mês, por exemplo, os registros praticamente dobraram em relação ao ano passado.

No total, foram 1.384 ocorrências, contra 716 em 2011. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gilberto Lopes, sem investimentos, os resultados não teriam sido tão favoráveis. "Estávamos preparados para atuar. Além disso, o aumento do efetivo em 652 militares e a parte preventiva foram muito importantes", acrescentou.

Um novo concurso público para com 320 vagas para soldado da corporação deverá se lançado ainda este ano. Segundo GDF, os investimentos no CBM já somam R$ 50 milhões desde 2011. Agnelo afirmou ainda que este serão adquiridas mais 30 viaturas de combate a incêndio urbano. "Os primeiros carros começam a chegar em outubro", disse. O governador afirmou que a corporação ganhará também mais um helicóptero, no valor de R$ 25 milhões.