Plataforma Eleitoral do PCdoB busca emancipação das mulheres

Emancipação, implementação de políticas públicas e a construção de uma agenda positiva para a mulher são alguns dos itens integrantes da Plataforma Eleitoral de Políticas Públicas para Mulheres do PCdoB, lançada nesta quarta-feira (26), em Salvador, na Bahia. O documento foi entregue a candidatas a vereadora de diversos municípios e representantes de órgãos governamentais e movimentos sociais.

Iniciativa da Secretaria Estadual da Mulher do PCdoB, o lançamento da plataforma no estado acontece em um momento político decisivo e importante: faltam apenas 10 dias para as eleições municipais. “É primordial que esse documento seja utilizado como prioridade para as candidatas presentes e entregue aos futuros prefeitos e prefeitas”, afirma a secretária Estadual da Mulher, a deputada federal Alice Portugal.

Segundo Alice, a plataforma nasce a partir da compreensão de que a sociedade só se desenvolverá com a emancipação da mulher. “Aqui na Bahia, tivemos uma forte contribuição de Loreta Valadares, que sempre lutou pelas mulheres e seu empoderamento político. As mulheres precisam deixar de ser invisíveis nos municípios, não aceitamos mais o papel secundário.”

Durante a apresentação do documento, que abrange políticas públicas referentes a Mecanismos institucionais, Enfrentamento à violência contra a mulher, Saúde, Comunicação e mídia, Habitação, Educação, Trabalho e geração de renda, e Esporte, cultura e lazer, foram divulgados dados sobre a situação da mulher no país. Das 10 cidades brasileiras campeãs em assassinatos de mulheres, a Bahia ocupa o terceiro lugar com Porto Seguro, o quarto com Simões Filho, sexto com Lauro de Freitas e décimo com Teixeira de Freitas.

Para Julieta Palmeira, conselheira Estadual da Mulher e secretária Estadual de Comunicação do PCdoB, o lançamento é algo significativo para o partido, que atua de forma constante nas questões relacionadas às mulheres. “É preciso que vocês agarrem essa plataforma e lutem pela sua implementação. Não queremos só eleger mulheres. Queremos eleger candidatas comprometidas com isso.”

Sobre a eleição de prefeitos e prefeitas pelo PCdoB, Julieta afirmou que “não será possível e nem admissível que comunistas eleitos não se comprometam com a plataforma. O partido considera a plataforma fundamental e a discussão não se encerra com a eleição.”

Presente na ocasião, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) afirmou que o debate serve para repercutir e alertar a todos. “Isso é resultado de muita luta do partido, das mulheres e dos movimentos sociais. Eu recebo essa plataforma com um sentimento de muita responsabilidade e vou lutar por isso.”

A secretária Estadual de Mulher do PT, Antônia Garcia, declarou que tem enorme satisfação em participar dos encontros de mulheres do PCdoB. Para ela, é importante a presença das mulheres para transformar os partidos políticos. “Como mulheres, precisamos trabalhar muito para superarmos as desigualdades políticas. Os homens adoram o poder e não abrem mão disso. Precisamos apoiar as companheiras para que não desistam da política.”

Presidenta nacional da UBM e secretária Estadual de Organização do PCdoB, Daniele Costa, acredita que o documento é muito importante para as mulheres, pois trata de questões fundamentais para a melhoria de suas vidas. Além disso, Daniele destacou a questão da reforma política: “é preciso que o financiamento público das campanhas seja aprovado. Com isso, as mulheres terão maiores chances de serem eleitas e mais participação.”

O evento contou com a presença da representante da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres, Madalena Noronha, da secretária Municipal da Mulher do PCdoB, Rosa de Souza, vereadoras de municípios baianos, representantes de sindicatos e instituições.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro