Inácio fala sobre saúde em visita à AVIPEC

O candidato do PCdoB a prefeito de Fortaleza, Inácio Arruda, iniciou suas atividades de campanha na manhã desta quinta-feira, 27/9, numa visita à AVIPEC, empresa que trabalha com saúde animal.

Inácio falou para mais de 200 funcionários sobre a lei 12.604, de sua autoria, que institui a Semana Nacional de Combate e Controle à Leishmaniose. “A leishmaniose é uma das seis doenças tropicais de maior relevância mundial e ocupa o segundo lugar, depois da malária, entre as infecções por protozoários que acometem os seres humanos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)”, apontou.

O objetivo da lei é estimular ações educativas e preventivas a partir da promoção de debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose. Visa ainda à difusão dos avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao combate à leishmaniose. A data, 10 de agosto, foi escolhida pelo senador Inácio Arruda para homenagear o médico sanitarista e cientista Evandro Lobo Chagas, que nasceu neste dia e realizou estudos sobre febre amarela e malária, mas, principalmente, sobre a Leishmaniose.

“Hoje Fortaleza é a capital brasileira com mais incidência de leishmaniose”, lamentou Inácio, explicando que a doença é transmitida ao homem pela picada de fêmeas do mosquito vetor (flebotomíneo) infectado, tendo como reservatórios os animais silvestres e os cães. Somente em Fortaleza, em 2011, o Centro de Controle de Zoonoses contabilizou 5.333 casos da doença em cães e 233 em humanos. Em 2012, o número já é superior 24,5%, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Como profilaxia, estão sendo distribuídas coleiras de prevenção aos cães, na Capital. A coleira contém o inseticida deltametrina e promete proteger, por até seis meses, os cães das picadas dos flebótomos – mosquitos transmissores do calazar. Ao ser liberada, a deltametrina atua sobre os insetos, que morrem quase imediatamente. As coleiras, doadas pela empresa AVIPEC, foram distribuídas gratuitamente à população.

Eleições: decisão do povo, não das máquinas

Ainda na Avipec, Inácio falou sobre a campanha eleitoral, apresentou suas propostas sobre saúde, educação e mobilidade urbana e disse que eleição não se ganha por antecipação, se ganha nas urnas. “Apesar da campanha extremamente desigual, a decisão é do povo, não das máquinas. No dia 7 de outubro é o povo que vai escolher seu prefeito, vendo quem realmente tem história de luta e compromisso com Fortaleza”, completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Inácio 65