Entregues mais 3 centros de educação infantil

Famílias de Samambaia, Riacho Fundo I e Planaltina que têm crianças de 3 a 5 anos de idade contarão, até o fim do ano, com três Centros de Educação Infantil (CEI).

A autorização para criar os Centros de Educação Infantil nº 01 do Riacho Fundo I e 210 de Samambaia foi publicada pela Secretaria de Educação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira , o que significa que a estrutura física está pronta para funcionar. Planaltina também possui uma unidade pronta, que depende apenas de detalhes para ser entregue à comunidade, assim com as unidades do Riacho Fundo I e de Samambaia.

O GDF investiu cerca de R$ 8 milhões nas creches do Riacho Fundo I e Samambaia, que funcionarão em regime integral. Cada uma tem capacidade para atender 300 alunos. Apenas em 2012, três unidades foram inauguradas em São Sebastião, Brazlândia e Estrutural pelo governador Agnelo Queiroz.

O primeiro Centro de Educação Infantil foi inaugurado em maio deste ano no Setor Central da cidade Estrutural e atende a 320 crianças com 4 e 5 anos de idade. Na segunda quinzena de agosto foram inaugurados os Centros de Educação Infantil nº 3 de São Sebastião e o nº 2 de Brazlândia. O primeiro atende aproximadamente 240 crianças de 4 e 5 anos. Já o Centro de Educação Infantil (CEI) nº 02 de Brazlândia atende 330 meninos de meninas de 3 a 5 anos.

Centros da Primeira Infância

A mesma edição do DODF comunicou a abertura de concorrência para contratação de empresa especializada em elaboração de projetos de Centros de Educação da Primeira Infância (Cepis), em convênio com o governo federal. O valor estimado do projeto é de R$ 5,3 milhões.

"A abertura da contratação significa que antes de colocarmos as licitações nas ruas, precisamos de toda a sondagem, topografia e demais estudos dos locais onde serão construídas as creches", detalhou o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educacional da Secretaria da Educação, Francisco José da Silva.

Segundo ele, já foram aprovadas a construção de 31 Centros de Educação da Primeira Infância em todo o Distrito Federal até 2013. As regiões administrativas contempladas são Brasília, Sobradinho, Planaltina, Ceilândia, Guará, Samambaia, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Areal, em Águas Claras, e Lago Sul.

"Não é qualquer governo que em um só ano constrói seis Centros de Educação Infantil (CEI). Passamos muito tempo aqui no DF com pouco mais de mil vagas no segmento Hoje, temos 130 mil crianças de 0 a 6 anos fora da escola epretendemos suprir essa demanda com os Cepis", explicou o subsecretário. A meta é chegar a 111 Cepis até 2015.