Câmara Distrital aprova Paulo Tadeu para Tribunal de Contas

A Câmara Legislativa aprovou, por unanimidade dos 23 deputados distritais presentes, a indicação de Paulo Tadeu, deputado federal pelo PT, ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) no início da noite desta quarta-feira.

A votação ocorreu logo após os membros da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) sabatinarem o parlamentar em sessão extraordinária.

De acordo com a assessoria, Paulo Tadeu foi escolhido pelo governador Agnelo Queiroz para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro Ronaldo Costa Couto.

O interrogatório dos indicados ao TCDF é prevista na Lei Orgânica do Distrito Federal. Em nota, a Câmara informa que "os cinco membros titulares da comissão questionaram o deputado federal sobre a capacidade técnica para assumir a vaga de conselheiro e colheram suas opiniões sobre a relação do TCDF com o Poder Executivo".

Abrir “caixa preta"

Cláudio Abrantes (PPS) quis saber o posicionamento do deputado sobre a atuação do Tribunal na análise da licitação que vai renovar a frota de ônibus do DF. Paulo Tadeu disse que "os questionamentos do TCDF vêm atrasando a compra dos veículos e que, historicamente, os governos privilegiaram os interesses econômicos em detrimento dos anseios dos moradores da cidade". Eliana Pedrosa (PSD) se mostrou surpresa com o prazo apertado que tiveram para preparar perguntas.

A pergunta de Agaciel Maia (PTC) foi sobre a experiência de Paulo no acompanhamento da execução orçamentária e dos gastos do governo. Foi quando Tadeu citou a atuação como relator da CPI da Codeplan, que, segundo a assessoria, investigou as denúncias tornadas públicas pela Operação Caixa de Pandora.

O presidente da Câmara, Patrício (PT) disse para Paulo Tadeu: "Você vai pra lá pra abrir a caixa preta do Tribunal de Contas".