Perpétua quer explicações sobre denúncias contra agente da Abin

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidenta da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados e vice-presidente da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional, protocolou requerimento pedindo a convocação de uma reunião da CCAI com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Elito Carvalho Siqueira, e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Trezza.

Ela quer que os principais responsáveis pelo Sistema Brasileiro de Inteligência prestem contas das denúncias reveladas na última semana de que um agente da Abin teria violado a segurança da agência e obtido acesso a informações sigilosas e secretas. Perpétua Almeida quer saber que informações foram acessadas, quem estaria por trás dessa ação e que destino tiveram as informações hackeadas.

A deputada quer aproveitar o encontro também para pressionar os parlamentares pela aprovação do Regimento Interno da CCAI para que o colegiado possa acompanhar diuturnamente as ações da Abin como órgão de controle externo. Na sua avaliação, a denúncia revela uma vulnerabilidade que coloca em risco a segurança nacional do país.

Segundo as denúncias chegadas á deputada, a Polícia federal prendeu há poucos dias um espião da Abin que hackeou senhas online de centenas de agentes federais e monitorava um grupo. O araponga pagou fiança e está protegido pela agência. A Abin não divulgou o nome do espião nem se houve punição. Há suspeita de que o centro da crise seja a greve da PF, cujos principais agentes teriam sido monitorados.

Da Redação em Brasília
Com agências