Operação Condor: Comissão da Verdade inicia investigação

Resolução publicada no Diário Oficial da União, desta terça-feira (25), oficializa o início dos trabahos de investigação da Comissão Nacional da Verdade sobre as ações da Operação Condor, aliança formada em 1975 entre governos militares do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia, que tinha o objetivo de reprimir e prender grupos comunistas que se opunham às ditaduras nesses países.

De acordo com a resolução, um grupo de trabalho, composto por Rosa Maria Cardoso Cunha, que o presidirá, Heloísa Maria Murgel Starling, Paula Rodríguez Ballesteros e Luiz Cláudio Cunha, foi criado só para investigar a operação. Além dos integrantes da comissão, também poderão ser convidados outros especialistas, representantes de órgãos e entidades públicas e privadas e representantes da sociedade civil.

Serão investigados casos de graves violações de direitos humanos, como torturas, mortes, desaparecimentos forçados e ocultação de cadáveres, além de identificarem e tornarem públicas as estruturas, locais, instituições e circunstâncias de onde essas violações aconteceram.

Segundo a resolução, que entrou em vigor nesta terça, a participação do grupo de trabalho será considerada como uma prestação de serviço público relevante e não será remunerada.

Com informações do G1