Inácio Arruda é entrevistado pelo CETV 1

O candidato do PC do B à prefeitura de Fortaleza, Inácio Arruda, foi entrevistado ao vivo nesta segunda-feira (24) no CETV 1 pelos apresentadores Danielly Portela e Luiz Esteves. Durante o programa, Inácio Arruda falou sobre seus principais projetos para governar a capital cearense.

Os assuntos abordados foram: aliança política, saúde pública, educação, engenharia de trânsito e mobilidade social.

Leia abaixo a entrevista:

CETV: Boa tarde candidato.

Inácio Arruda: Boa tarde pessoal. Um prazer.

CETV: O senhor disputa a quarta eleição para prefeito de Fortaleza. E pela primeira vez sem aliança. Essa falta de apoio de outros partidos está prejudicando a sua campanha?

Inácio Arruda: Claro. Eu acho que quando você vai concorrer com sua legenda, única, cria uma situação de estreitamento no processo político eleitoral. Porque você além de está concorrendo sozinho, tem duas grandes máquinas com candidatos. A máquina da prefeitura tem um candidato, a máquina do governo do estado tem outro candidato por legendas que são do mesmo leito político que você atua. No caso o PT e PSB. Que são aliados nossos no plano nacional e também no plano do Estado. E mesmo ai, você pode dizer que o próprio PDT embora se apresente como oposição participa da aliança do governo do estado e com a aliança da presidente Dilma. Então se você não está nesse pleito aliado com esses partidos, as dificuldades são maiores. Mas nós consideramos que ela é muito importante ter a candidatura nossa nas capitais. Nós temos seis candidatos nas capitais. Fortaleza é um desses municípios que precisava da nossa candidatura.

CETV: O senhor tem criticado a atual gestão que o ajudou a eleger há quatro anos atrás. O senhor se sete confortável com essas críticas?

Inácio Arruda: A última eleição que participei foi há seis anos. Em 2006. Nós participamos da eleição para o senado em uma disputa que enfrentamos uma situação onde o governo do estado estava em outras mãos, no caso o PSDB. Nós não tínhamos uma estrutura de poder público do estado. Nós tínhamos apoio é….uma aliança que foi muito importante para a nossa eleição.

CETV: Nas eleições para prefeito, o senhor contou com o apoio do PT que hoje governa a cidade. Sempre contou com esse apoio. Como é esse adversário do partido que o senhor sempre esteve ao lado?

Inácio Arruda: Olha nós sempre discutimos muito com o PT. Até a gente brinca às vezes no seguinte: O PT já tem a presidência da república deveria apoiar os partidos aliados nos governos municipais, estaduais….Seria a estratégia correta para você unir forças no bloco principal de apoio. Tanto no caso do presidente Lula a quem eu quero prestar minha solidariedade pelos ataques que vem recebendo, como da presidente Dilma. Acho que é um avanço tanto o governo Lula como o de Dilma. E enfrentá-los é consequência da política. Você precisa apresentar seus projetos. Você tem ligação com a cidade. Não é estranho com a cidade. Nós estamos ligados a lutas dos moradores e luta pela saúde pública do município. Nós fizemos uma crítica da gestão em relação do planejamento. Não faltou apoio para se governar a cidade de Fortaleza. Acho que faltou gestão, planejamento…Você tem o colapso nos postos de saúde que é um grande erro. Você tem uma educação que puxava o Ceará para cima, agora é que apresenta problemas. Que dizer, você devolver creches acho que tudo isso criou dificuldades para que se pudesse fazer uma aliança mais um plano município de Fortaleza. Acho que a nossa crítica tem esse sentido. Sentido de que você precisa apresentar um novo projeto. E é isso que nós fizemos. Mesmo nas circunstâncias de uma candidatura sem uma aliança política mais ampla.

CETV: Porque o senhor se considera um candidato que se declara a força da mudança? O que o senhor vai mudar em relação ao que o senhor sempre fez?

Inácio Arruda: Primeira questão em relação a mudanças significa que candidaturas na cidade não sejam criadas só para eleição. Nós temos que ter gente com ligação na cidade, que tenha participação ativa na vida do povo, que participa das suas lutas e também contribua para resolver os problemas objetivos da cidade de Fortaleza. Nós atuamos em várias áreas neste sentido. Na educação, na saúde, buscando recursos, investimentos para a nossa cidade. Eu sempre costumo, sempre digo que aqui tem um projeto fabuloso, o Maranguapinho. Nós construímos com as associações de moradores, praticamente nas mãos do governador para ele entregar nas mãos do presidente da república. É uma grande obra que está sendo feita em nossa cidade. Fui buscar recursos para o Beira-Mar. Estavam quase perdidos. Fomos lá buscar esses recursos. Ao mesmo tempo a força da mudança significa você ter uma gestão que dialogue com os servidores públicos, que não haja com truculência, que respeite os professores, acho que tudo isso é importante para
um gestor governar uma cidade.

CETV: Que mudanças você vai fazer no trânsito de Fortaleza?

Inácio Arruda: É uma questão muito importante. Você hoje o caso da Avenida Santos Dumont. Se discute muito em torná-la sentido único. E não se consegue torná-la em sentido único. Abrir essa região de Fortaleza imediatamente você precisa torna em sentido único a Avenida Santos Dumont. Na região oeste, você tem que tornar sentido único a Avenida Francisco Sá, Sargento Hermínio. Na região do Bom Jardim, Parangaba, ligando o Terminal do Siqueira até o Terminal da Parangaba, você tem que se tornar sentido único a Avenida Augusto dos Santos. Então, você tem que abrir a Avenida Augusto dos Anjos. Então, você tem que abrir a Avenida Carneiro de Mendonça que passa em frente ao Hospital da Mulher, você tem ali o shopping, Hospital da Mulher e a via do mesmo tamanho. E ali é uma via que ligando com a 15 de novembro, ali pela Serrinha, pelo Montese, vai chegar no Aeroporto. É necessário ampliar aquela via. Tem que ter um plano viário de ampliação de vias e tem que mudar o sentido das ruas para garantir mais facilidade, mais fluxo para o trânsito de Fortaleza.

CETV: O que será necessário mudar na saúde candidato?

Inácio Arruda: Garantir que os postos de saúde funcionem. Acho que é a primeira medida. Acho que antes de construir qualquer coisa nova, por exemplo. Vai ser construído um novo Hospital de Trauma Urgência e Emergência em Fortaleza. Isso vai desafogar o IJF. Então não é necessário construir uma nova unidade de saude igual ao IJF. O que é preciso é fazer que o IJF funcione muito bem, respeitar os seus servidores, profissionalizar ainda mias a gestão e garantir que os frotinhas sejam transformados, multiplicados, no ponto de vista da oferta de leitos, dar a eles a mesma qualidade que você tem no IJF e também transformar os Gonzaguinhas e colocar para funcionar os postos de saúde. É aqui que está o drama da população. O colapso da saúde pública de Fortaleza.

CETV: Como o senhor vai tratar a questão dos ambulantes na ocupação do espaço público?

Inácio Arruda: Também ali é uma questão de…… tivemos ambulantes que se transformaram em governador do estado. Então é um pequeno negócio. Pequena empresa. Temos que ter uma distinção. Tem ambulantes que trabalham para outros. Esse é um ambulante quase que é um empregado da informalidade. E temos também temos ambulantes que são pequena empresa. E é necessário ter cuidado. Temos que construir espaços tanto nas proximidades do Centro como no próprio Centro. Existe diálogo muito grande já com CDL, com Sindilojas para que possa resolver o problema dos ambulantes no Centro de Fortaleza. Porque as vias públicas elas efetivamente devem ser entregues para a população. E os próprios ambulantes querem isso. Eles querem locais adequados para trabalhar. Não querem viver sempre na chuva ou no sol. Mas tudo isso tem que ser resolvido com diálogo com os ambulantes, pois são trabalhadores, precisam ser respeitados, de cuidados, com carinho para que não transfiram o seu problema, que é um problema social, problema de distribuição de renda, geração de empregos, por um problema policial..não podemos fazer isso.

CETV: Candidato você tem 54 minutos para as considerações finais.

Inácio Arruda: Se eu tiver 54 minutos eu ficaria muito satisfeito. (Risos).

CETV: 54 segundos, desculpas.

Inácio Arruda: Eu quero pedir apoio à população. Agradecer essa oportunidade de todos vocês. Nós queremos mudar Fortaleza com gente que conhece a cidade, que tenha compromisso com as pessoas, amor pela cidade e que tenha buscado ajudar por todos os meios a cidade de Fortaleza. Precisamos do seu apoio. De você que já nos conhece, a nossa história. Inácio e Chico Lopes tem história na cidade de Fortaleza. Você já votou no Chico Lopes, já votou no Inácio Arruda e nós queremos que você garanta essa oportunidade para que nós possamos dirigir e governar com competência a cidade de Fortaleza. Peço seu voto para o 65 tanto para prefeito como para nossa chapa de vereadores para garantir uma boa eleição para a câmara municipal.

CETV: Senhor tem seis segundos.

Inácio Arruda: Um abraço para vocês e peço também os votos de vocês que são muito importantes para decidir essa eleição.

Fonte: g1.globo.com/ceara