China desmente acusação de candidato da oposição venezuelana

O governo chinês desmentiu nesta terça-feira (25) o candidato oposicionista venezuelano Henrique Capriles, quie insinuou que os recentes acordos econômicos firmados com Caracas estão voltados para influir nas eleições a favor do presidente Hugo Chávez.

"A China não tem nenhuma intenção de influir nas eleições do próximo mês na Venezuela (…) Essas alegações carecem de fundamento", disse à imprensa o porta-voz oficial da Chancelaria chinesa, Hong Lei.

O porta-voz insistiu também em que "a China sempre insta suas empresas a respeitarem as normas de outros países, incluindo seus costumes".

Na semana passada, o governo de Caracas firmou com a empresa chinesa Citic Group três novos acordos em matéria energética, construção de habitações e a criação de um mapa de mineração para a exploração, quantificação e certificação de recursos minerais.

Na opinião do presidente Chávez, esses acordos são um "projeto de alto calibre" para o desenvolvimento do país, mas o candidato oposicionista Capriles entendeu que só são parte de uma estratégia do presidente para ganhar as eleições.

No curso de sua atual campanha eleitoral, o candidato da oposição recorreu ao argumento de que ele não entregará a nenhum país os recursos naturais da Venezuela para ganhar as eleições.

No encontro mantido em Caracas na semana passada entre o governo e empresários chineses foram abordados projetos energéticos, petroleiros, ferroviários, habitacionais e novas ideias para o desenvolvimento da Venezuela.

Prensa Latina