Servidores terão capacitação para vida saudável

O Governo do Distrito Federal está promovendo, até 16 de outubro, o 1º Curso de Capacitação de Multiplicadores em Adoção e Manutenção de Hábitos Saudáveis de Vida para servidores da Saúde.

A Regional de Samambaia será a primeira a aderir ao projeto. Na unidade, 40 servidores serão capacitados sobre a importância da prática de hábitos saudáveis.

Ministrado pela equipe da Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Gedant) da Secretaria de Saúde, o curso formará multiplicadores que possam, no futuro, passar as informações a outros servidores. Além disso, permiti rá educar e orientar melhor o usuário e estimular a produtividade no ambiente de trabalho. Uma metodologia será aplicada para a formação de multiplicadores que possam desenvolver oficinas sobre hábitos saudáveis e qualidade de vida dentro de cada regional.

O foco do curso é a importância da realização de atividades físicas e da prática de hábitos saudáveis. Será ainda discutido o panorama atual da saúde e serão divulgadas as práticas integrativas, como automassagem e meditação. O controle do tabagismo será outro ponto abordado no decorrer da capacitação. A escolha da região para lançar o curso foi feita por meio da adesão das regionais. A coordenação da Regional de Samambaia promoveu cinco palestras no decorrer dos dias 4 a 19 de setembro, como preparação e sensibilização para o curso.

Com carga horária de 28 horas, ministrado no período matutino das 8h ao meio-dia, terças e quintas-feiras, o curso atenderá somente servidores lotados em Samambaia, mas pretende se estender por todas as outras regionais de saúde.