Operários comemoram avanço das obras do Mané Garrincha

A arquibancada superior do estádio Mané Garrincha, que começou a ser construída em maio deste ano, foi concluída no sábado. O setor, que deverá comportar 39.050 pessoas – mais da metade da capacidade total do estádio (71 mil pessoas) -, é composto por 1.064 peças de concreto pré-moldados.

Depois que a última peça foi instalada, o caminhão que realizou o trabalho simulou uma volta olímpica no centro do estádio e fez um buzinaço. Os quatro mil funcionários que trabalharam na obra também festejaram.

"Estamos chegando cada vez mais perto da abertura da Copa das Confederações e falta pouco para a conclusão da obra. Os trabalhadores estão de parabéns", disse Cláudio Monteiro, secretário extraordinário da Copa.

No total, 72% da arena já está concluída. Além da arquibancada superior, já estão prontas as arquibancadas inferior e intermediária, a laje que cobre o segundo pavimento e os 288 pilares, com mais de 36m de altura livre, que rodeiam a arena formando a área de acesso. O anel de compressão já está fechado, restando apenas a finalização da concretagem.

O Mané Garrincha receberá a abertura da Copa das Confederações em 2013 e sete partidas da Copa do Mundo de 2014.