Mascote da Copa do Mundo 2014 é apresentado em Salvador

Foi ao som dos berimbaus do grupo de capoeira Mangangá e dos tambores da banda de percussão Pracatum, que o Tatu-Bola, mascote da Copa do Mundo 2014, foi apresentado à população soteropolitana na manha desta segunda-feira (24/9), no Farol da Barra, em Salvador.

A solenidade contou com a presença dos secretários Estadual da Copa, Ney Campello, Municipal de Planejamento, Oscimar Torres, da coordenadora de Marketing da Coca-Cola na Bahia, Dirlene Barros, e o baiano e ex-futebolista, Edílson da Silva Ferreira.

Na ocasião, as autoridades presentes votaram para escolher o nome do mascote, que será batizado no dia 25 de novembro. Um comitê formado por esportistas, publicitários e artistas elegeram três nomes: Amijubi, junção das palavras amizade e júbilo, Fuleco, a mistura dos termos futebol e ecologia, e Zuzeco, que junta à palavra azul à ecologia. A população pode votar através do site http://mascot.fifa.com/.

Para o secretário Ney Campello, a escolha do tatu-bola como mascote da Copa do Mundo de 2014 está associada a dois elementos: “o lado lúdico que atrai, sobretudo, o interesse das crianças e da juventude, e a questão da sustentabilidade ambiental, o que motiva à preservação da nossa fauna”, afirma.

O baiano e ex-futebolista Edílson lembrou que a realização da Copa do Mundo está cada vez mais próxima e eventos como este são importantes, pois lembram à população que os jogos também se aproximam. Quanto ao nome da mascote, ele destaca que prefere Zuzeco, porque a escrita e a sonoridade simplificam a pronuncia para as crianças.

A importância da ação para os baianos também foi confirmada por Oscimar Torres, secretário Municipal de Planejamento, que lembrou que os jogos de 2013 deixarão a população ansiosa para o mundial de 2014: “ano que vem, vamos sediar a Copa das Confederações e Salvador já vai respirar Copa do Mundo”, enfatizou.

A instalação do mascote em um dos pontos turísticos mais famosos de Salvador chamou atenção de moradores e turistas que fizeram questão de registrar o encontro com a mascote. Este é o primeiro ponto turístico da cidade onde o boneco inflável, de sete metros de altura, vai permanecer durante um mês para visitação pública. Estão previstas mais duas aparições em outros locais da capital baiana, que serão divulgados posteriormente.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secopa