Programa Rede Mulher volta ao Itapoã

Neste sábado, 22, a Secretaria de Estado da Mulher realizará mais um “Mutirão de Informação, Formação e Cidadania” no Itapoã. Desta vez, a atividade acontecerá no Centro Social das Aldeias Infantis – localizado na Quadra 1, Conjunto A, Lote 20 -, das 14h às 16h30.

Programa Rede Mulher volta ao Itapoã

O Centro Social das Aldeias Infantis no Itapoã é um projeto da Organização Não Governamental (ONG) Aldeias Infantis SOS Brasil e tem a finalidade de contribuir para a diminuição do abandono infantil, atuando com o foco em quatro componentes: crianças, mulheres, famílias e comunidade. “É muito gratificante prestar nossa contribuição para informar, formar e empoderar as mulheres que participam dos programas da ONG. Com certeza, será uma tarde de troca de informações que contribuirá para o desenvolvimento e a autonomia das famílias residentes na cidade”, acredita Olgamir Amancia, secretária de Estado da Mulher do Distrito Federal.
Olgamir Amancia lembra que os mutirões são concebidos com a finalidade de disseminar, debater e produzir coletivamente conhecimento sobre temas relacionados à vida das mulheres, notadamente nas áreas do enfrentamento à violência contra a mulher e à desigualdade de gênero. “Vamos conversar sobre Lei Maria da Penha – incluindo o porquê da necessidade de haver uma lei específica para as mulheres e quais são os serviços especializados de atendimento à mulher vítima de agressão -, patriarcalismo, sexismo, machismo, entre outros assuntos”, detalha a secretária.
Depois de tanto conhecimento compartilhado, as moradoras serão convidadas para participarem do jogo “As Mulheres Dão as Cartas”. A turma será dividida em grupos e cada um deverá formular uma resposta para a carta que o time recebeu. Ao final, elas formarão a carta da localidade, que comporá uma página do livro “Cartas das Mulheres do Distrito Federal”.
Saiba mais – O “Mutirão de Informação, Formação e Cidadania” faz parte do programa Rede Mulher, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Mulher, que se caracteriza como uma política pública intersetorial, multidisciplinar e integrada, formulada sob a concepção do trabalho em rede.
Os mutirões têm objetivo de levar às mulheres residentes nas localidades prioritárias do programa informações acerca da Lei Maria da Penha, especialmente sobre as várias formas de violência contra a mulher, e dos serviços especializados de atendimento à mulher vítima de violência. Os mutirões se propõem, ainda, a funcionar como instrumentos de divulgação das políticas públicas que beneficiam diretamente as mulheres e como instrumentos de apoio à mobilização comunitária das mulheres para a adesão às políticas públicas do GDF e outras instituições.
Desde janeiro deste ano, a Secretaria da Mulher realizou 26 mutirões em várias Regiões Administrativas do DF, que mobilizaram mais de 800 pessoas. Estão previstos mais 20 até o final do ano.

Sobre a ONG

Aldeias Infantis SOS Brasil é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que promove ações na defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio de uma atuação de desenvolvimento sócio comunitário.
O Centro Social das Aldeias Infantis no Itapoã tem a finalidade de contribuir para a diminuição do abandono infantil, atuando com o foco em quatro componentes: crianças, mulheres, famílias e comunidade. Hoje, o espaço atende cerca de 150 crianças de seis a quinze anos no contra turno escolar, oferecendo oficinas de brack, grafite e teatro e reforço alimentar.
Mais informações no site http://www.aldeiasinfantis.org.br.