Justiça investiga acesso ilegal de e-mails de Cristina Kirchner

A Justiça Federal argentina decidiu mover um processo contra um general aposentado e um grupo de jornalistas por suposto acesso ilegal a contas de e-mail da presidente Cristina Kirchner e de políticos, empresários e artistas.

A ação é uma iniciativa da juíza federal Sandra Arroyo Salgado. São réus no processo o general Juan Bautista Yofre, ex-diretor da Secretaria de Inteligência do Estado (Side) durante a gestão do ex-presidente Carlos Menem, o general aposentado Daniel Reimundes, ex-secretário-geral do exército durante os governos de Fernando de la Rúa e Eduardo Duhalde, e vários jornalistas.

De acordo com informações das agências internacionais, os envolvidos respondem por formação de quadrilha, subtração de documentos e sonegação. Para a juíza, as provas “não deixam dúvidas” da existência, pelo menos entre 2006 e 2008, de “uma empresa criminosa que com um fim lucrativo operou dedicada à busca, subtração, revelação e comercialização ilegal de dados, arquivos e informação de diversas índoles: político, social, militar e econômica”.

Fonte: Carta Capital