PCdoB-BA lança Plataforma de Políticas para Mulheres

Na quarta-feira (26), o PCdoB-BA realiza ato de lançamento da Plataforma  de Políticas Públicas para Mulheres – 2012. O evento acontecerá às18h, no The Plaza Residence, em Ondina, Salvador. Na ocasião, será entregue a plataforma com as propostas de políticas públicas municipais à candidata a vice-prefeita pela coligação “Todos Juntos por Salvador”, Olívia Santana (PCdoB), e aos candidatos e candidatas comunistas da capital e do interior.

Desenvolvida pela Secretaria Nacional da Mulher e pela Coordenação do Fórum de Mulheres do PCdoB com circulação em todo o Brasil, a plataforma busca orientar futuros e futuras ocupantes das câmaras e prefeituras municipais quanto à necessidade de contemplarem em seus mandatos a implementação de políticas públicas municipais que visem a superação das desigualdades de gênero

A partir da compreensão de que a desigualdade de gênero se conjuga com as desigualdades de raça/cor e classe, a publicação propõe políticas públicas com foco em mecanismos institucionais de enfrentamento à violência contra a mulher, saúde, comunicação e mídia, habitação, trabalho e geração de renda, educação e esportes, e cultura e lazer.

Segundo a deputada federal Alice Portugal, secretária estadual de Mulher do PCdoB, a Organização das Nações Unidas (ONU) demonstra que os países em que as mulheres têm uma maior participação política são mais emancipados e estáveis política e economicamente. A deputada destaca que, apesar de constituir a maioria da população brasileira (54%), as mulheres ainda são minoria na representação política do país.

“Em um primeiro momento, para que o cenário político seja transformado e para que as mulheres alcancem uma emancipação político-econômica, será necessário mobilizar e convencer candidatos e candidatas às prefeituras e câmaras municipais a incorporarem nos programas de governo e nos mandatos, as metas e ações sugeridas pela Plataforma Eleitoral do PCdoB de Políticas Públicas para Mulheres – 2012”, finaliza Alice.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações Ascom Alice Portugal